quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Diário e reflexões



Refeição Cultural

Osasco, 20 de setembro de 2023. Quarta-feira.


Ao estudar algo novo percebemos o quanto sabemos pouco de quase tudo. Eu tenho clareza disso há bastante tempo. Essa consciência de saber que quase nada sei já me acompanha desde a adolescência, lá nos anos oitenta do século passado. O não saber me incomodava e ainda incomoda até hoje.

Como tudo muda o tempo todo, o mundo mudou de lá para cá, a sociedade humana mudou, e muito. Atualmente, há quase um incentivo à ignorância. Tenho a impressão de que as gerações que foram sendo aculturadas nas últimas décadas perderam um pouco do interesse ou desejo de estudar e saber cada dia mais sobre tudo. Pode ser só uma impressão minha.

Ao decidir incluir no meu cotidiano uma carga de estudos de algumas coisas, me lembrei dos ensinamentos que lia quando estudava para concursos públicos. Os professores e especialistas diziam que o conhecimento tende a ir aumentando cada vez mais, à medida que vamos estudando com planejamento e estratégias definidas. Vamos ver...

---

CURSOS DO ICL

Estou entrando em meu terceiro ano como membro associado do Instituto Conhecimento Liberta (ICL). Durante os dois primeiros anos, acabei me inscrevendo mais para contribuir com o sucesso do projeto revolucionário do Instituto. Quase não entrava na plataforma nem via aula alguma. Só de pagar uma mensalidade solidária já me sentia satisfeito.

Agora decidi olhar com mais atenção a plataforma e as opções de cursos disponíveis, principalmente por causa de meu objetivo de provocar e estimular meu cérebro a se exercitar e se manter ativo e funcional. 

Quero postergar ao máximo os eventuais problemas que a natureza me reserva com o passar dos anos de existência. Somos natureza, o tempo é implacável em nossos corpos e o futuro não existe, pois não temos poder sobre o amanhã. O máximo que podemos fazer é a nossa parte para estarmos bem. E significar ou dar sentidos ao viver.

Dos poucos cursos que já fiz no ICL, um deles me estimulou a ler diversos livros profundos e que nos fazem pensar o Brasil, o povo brasileiro e a vida (comentário aqui). Tenho ainda uns sete livros pra ler somente pela referência desse curso. Estou lendo agora os livros de Abdias Nascimento e Eliane Brum. Demais demais!

Estou fazendo um curso sobre o nosso mestre Paulo Freire. Cada aula faz a gente pensar tanto e tanta coisa, que a vontade que temos é de lermos todos os livros citados no curso. É muita coisa, é verdade! 

Compartilho com vocês que eventualmente leem o blog um sentimento que sempre tive: estudar e ler é algo muito gostoso, é trabalhoso, mas é muito gratificante saber coisas novas!

ITALIANO - Até agora, assisti a cinco aulas de Língua Italiana na plataforma do ICL. Que curso legal! A professora Linda Riolo é a simpatia em pessoa e sua didática é fantástica! Foram cinco aulas com muito conteúdo, mas me parece que vou aprender Italiano, mesmo o tiozinho aqui estando com mais de 50 anos de idade.

---

NÃO ACRESCENTO MAIS NADA FALANDO DE POLÍTICA

Tenho pensado muitas coisas em minhas caminhadas também. O ímpeto de minha natureza e o cacoete de décadas de representação política me cutucam para falar e escrever sobre diversas questões políticas que estão acontecendo neste exato momento.

O presidente Lula na ONU e seus desafios atuais e os passos já dados pelo nosso governo... achei o discurso do Lula na ONU ousado e histórico. Talvez eu até guarde no blog o discurso do nosso estadista porque os temas tratados por Lula são essenciais para o planeta e a humanidade neste momento da história humana.

A Cassi que apresentou um déficit gigante em seus resultados econômico-financeiros... A Cassi é a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, uma autogestão em saúde. É uma das poucas coisas que posso dizer que conheço muito porque fui gestor e devo ter sido uma das pessoas que mais estudou a Cassi na história da gestão da entidade. Pois é... a vontade de falar o que penso é enorme, mas isso não faz diferença alguma. Tenho que seguir a minha vida.

É isso. Seguimos estudando e buscando evoluir de alguma forma. 

William


Nenhum comentário: