Refeição Cultural
Osasco, 18 de setembro de 2023. Segunda-feira.
Tenho feito poucos registros de diários no blog. Não é falta do que observar e registrar: nosso mundo está se desfazendo e poucos ligam pra isso. É vontade de calar, de silêncio.
No entanto, algo precisa ser escrito, já que estou me definindo como escritor: alguém que tenha como atividade humana escrever sobre qualquer coisa. Escrever com qualidade e honestidade intelectual, é claro!
---
LEITURAS
Estou lendo alguns livros e a leitura tem me deixado muito reflexivo, muito. Se fosse enumerar algumas palavras-chave ou expressões de temas presentes nas leituras que ando fazendo, poderia citar Paulo Freire, Amazônia, Racismo, Eliane Brum, Abdias do Nascimento, China, Cuba, Brasil, estudo de línguas e linguagem, Tempo, História, Socialismo.
A partir de um curso que fiz no Instituto Conhecimento Liberta (ICL), acabei pegando para ler dois livros que não conhecia ainda, um de Abdias Nascimento - O genocídio do negro brasileiro - e outro de Eliane Brum - Banzeiro òkòtó.
Abdias fala da população negra no Brasil e desfaz o mito da "democracia racial" e Brum fala da destruição da Amazônia e da condição da mulher.
Cada capítulo que leio dos livros, fico... sei lá, passado, estupefato. Que merda é essa que nós humanos escolhemos ser? Somos animais fantásticos biologicamente falando, temos um cérebro incrível e decidimos nos tornar monstros inconscientes destruidores do mundo e das formas de vida no planeta. Que foda isso!
Ainda sobre livros em andamento, preciso acabar o livro do Peter Straub - Os mortos vivos. Acabei inventando de reler o livro de terror que li na juventude para tentar lembrar alguma coisa da sensação que tive na época, pois o livro me impressionou e tive medo à época, e o livro é enorme, são mais de 500 páginas. Agora que já li quase a metade, tenho que acabar a leitura...
Os miseráveis, de Victor Hugo: de livros enormes, ao terminar a leitura acima, talvez fique meses só na leitura do clássico de Hugo.
---
CÉREBRO: EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM
Diminuí o ritmo de leituras de livros porque decidi desafiar meu cérebro, dar atividades de aprendizagem a ele, estudando idiomas e linguagem.
Estou às voltas com Português (sim, Português), Espanhol, Japonês, Italiano e Inglês. Não sei nenhum deles, mas tenho vontade de saber sobre esses idiomas e as culturas que eles representam.
Como diz o professor Luiz de japonês, um passo de cada vez, sempre que contato uma lição, uma aula, uma leitura ou áudio em outra língua, avanço na aprendizagem de alguma coisa nova. Aí está a atividade cerebral que estou interessado. Se ao final do dia, souber alguma coisa a mais que antes, já exercitei meu cérebro, a minha alma humana, a minha identidade.
---
HISTÓRIA DO BLOG - O WIKIPEDIA DO WILLIAM
Estou fazendo um trabalho de revisão dos milhares de textos que produzi no blog Refeitório Cultural. Estou terminando a leitura do ano de 2008 do blog, ano que já foi revisto e encadernado. A releitura segue sendo interessante.
Tratei naquele ano de postar diversos textos sobre aulas da Universidade de São Paulo, da Faculdade de Letras. Tem muita informação boa. Postei aulas de Filologia e Morfologia, estão bem legais os textos. Essa temática sempre foi um dos objetivos do blog.
Após terminar a releitura do ano de 2008 (216 postagens), irei pegar para reler, diagramar e imprimir o ano de 2009, será um trabalho imenso, pois são 348 postagens.
Não poderia dizer que nunca escrevi um livro, pois tenho vários livros nos blogs, o de cultura e o do movimento sindical.
É isso, enquanto leio e releio textos, estudo e também exercito meu cérebro.
William
Nenhum comentário:
Postar um comentário