Refeição Cultural
Curso do ICL: "13 livros para compreender o Brasil"
Este foi um dos primeiros cursos que fiz no Instituto Conhecimento Liberta (ICL), um projeto revolucionário de compartilhamento de cultura e saber de forma acessível para todas as pessoas. Por estar na grande São Paulo, tive o privilégio de ir às aulas presenciais na sede da instituição.
Antes de comentar abaixo as obras que vimos nas aulas, deixo para as leitoras e leitores do blog a sugestão de avaliarem a possibilidade de se inscreverem no ICL para fortalecerem o projeto e para acessarem uma gama enorme de cursos nas mais diversas áreas do saber.
Quando vi o projeto do ICL, me lembrei do desejo que tive ao criar este blog lá em 2007 para compartilhar conhecimento de forma gratuita. Se possível, façam a assinatura solidária e ajudem mais pessoas a participarem do projeto e terem acesso ao conhecimento.
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Este curso apresentou a seguinte proposta de estudos:
"O curso apresenta 13 livros fundamentais para a compreensão da história e da sociedade brasileira. Com efeito, a partir de leituras comentadas, os professores Lindener Pareto e Suze Piza irão debater as grandes questões que marcam a cultura nacional. Movimento Negro, História das Mulheres, A questão Indígena e tantos outros temas da vida brasileira a partir de grandes clássicos como Euclides da Cunha, Carolina Maria de Jesus e Jessé Souza. Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma proposta de leitura pública, incentivando a participação do público e celebrando a construção coletiva da leitura crítica."
A partir dessa proposta, a cada semana nos encontramos com os professores para refletirmos sobre uma obra e um autor ou autora comentados.
Participei de quase todas as aulas presenciais e já li alguns dos livros comentados no curso. Outros, comprei e ainda não fiz a leitura.
Neste momento da postagem, estou revendo as aulas gravadas e refletindo novamente sobre as obras e as questões debatidas.
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Aula 1: A queda do céu: palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa e Bruce Albert
Esta primeira aula não foi presencial em 5/10/22. Adquiri o livro em edição em papel. Ainda não li o livro.
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Aula 2: O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul, de Luiz Felipe de Alencastro
Fui a esta aula presencial em 19/10/22. Não tinha o livro e o adquiri no formato digital. Não o li ainda.
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Aula 3: Liberdade, de Luiz Gama
Participei da aula (26/10/22). Fiquei impressionado com a história de Luiz Gama e com a produção intelectual desse brasileiro extraordinário. Adquiri o livro em formato digital e consegui ler o livro, que faz parte de uma coletânea sobre a vida e obra desse intelectual em diversos volumes. Ler comentário inicial aqui e sobre a leitura aqui.
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Aula 4: Os sertões, de Euclides da Cunha
Participei da aula em 9/11/22. Este livro é um dos livros que comecei a ler faz muito tempo e nunca terminei a leitura. Li a primeira parte "A terra" e a segunda parte "O homem" décadas atrás. Acabei deixando de ler à época a terceira parte "A luta" porque já sabia no que havia dado aquilo: mais uma chacina vergonhosa praticada pelas elites brasileiras contra os movimentos populares. Por causa do curso, acabei retomando a leitura, mas ainda falta o final, a 4ª expedição. Comentários aqui.
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Aula 5: Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
Participei da aula (16/11/22). Ainda não li este livro, que já adquiri. A leitura coletiva de alguns trechos do diário da autora foi marcada por momentos de emoção, pois os relatos são de fome, de miséria na favela e resistência de uma mulher negra que acorda todos os dias sem a certeza de que conseguirá algum dinheiro catando papel ou outros recicláveis para alimentar seus filhos. (revi a aula na plataforma em 12/9/23).
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Aula 6: Macunaíma, de Mário de Andrade
Participei da aula presencial em 23/11/22 (revi a aula na plataforma em 12/9/23). Já li umas três vezes Macunaíma, a última vez para a aula do ICL. Clique aqui para ler a respeito da última leitura, feita na ocasião do curso. Fiz uma reflexão sobre aquele momento vivido pelo Brasil.
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Aula 7: Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa
Estive na aula em 30/11/22. Tenho uma longa história com este livro. Durante anos tentei ler o romance até o fim e não conseguia. Hoje é um livro que já li e releio sempre. Das várias postagens no blog, esta aqui é após a conclusão da leitura. Revi a aula na plataforma na madrugada de 13/9/23.
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Aula 8: Como o racismo criou o Brasil, de Jessé Souza
Participei da aula em 6/12/22. Temos a edição impressa do livro em casa, mas não o li ainda. Revi a aula na plataforma em 10/9/23.
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Aula 9: Genocídio do negro brasileiro, de Abdias do Nascimento.
Estive na aula em 14/12/22. Não li o livro ainda, mas o adquiri no formato digital no dia que revi a aula na plataforma em 11/9/23. Após a aquisição, já li o Prefácio à Edição Brasileira, por Florestan Fernandes, o Prefácio à Edição Nigeriana, por Wole Soyinka, e o Prólogo: A História de uma rejeição, do próprio Abdias Nascimento. Textos fantásticos!
Post Scriptum (10/10/23): A leitura do livro de Abdias Nascimento foi impactante. A crítica direta e objetiva que ele faz aos intelectuais brasileiros que usaram de suas posições para endossar ou amenizar a tragédia do racismo no país é única. Só fui ver algo parecido em Jessé Souza, décadas depois de Abdias. Ler comentário sobre a leitura aqui. Revi a aula hoje, após ler a obra.
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Aula 10: Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo
Participei da aula presencial em 21/12/22. Tenho o livro em formato digital e já li a obra. Ler Conceição Evaristo é um privilégio para qualquer pessoa. Já li algumas obras da autora e ela é fantástica! Ler aqui o comentário que fiz sobre este livro. Revi a aula na plataforma em 13/9/23.
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Aula 11: Brasil - Mito fundador e sociedade autoritária, de Marilena Chauí
Esta aula foi gravada em janeiro de 2023 pela professora Suze Piza. Adquiri a obra pela internet em formato digital e não a li ainda. Assisti à aula pela plataforma em 13/9/23. A professora fez uma explanação sobre o contexto no qual a obra foi lançada pela filósofa Chauí, na virada dos anos dois mil e durante as "comemorações" dos 500 anos do "Descobrimento". Muito esclarecedora a questão do "mito fundador" que nos acultura desde que nascemos no Brasil.
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Aula 12: Torto arado, de Itamar Vieira Junior
Li o livro antes da aula em 24/1/23, mas não consegui chegar a tempo de participar da aula, pois estava na Colônia do Sinpro SP, na Praia Grande. Fiz uma postagem sobre o livro: ler aqui.
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Aula 13: Banzeiro òkòtó, de Eliane Brum
Aula gravada e transmitida pela plataforma. Não li o livro ainda. Revi a aula em 14/9/23. Adquiri o livro no formato digital. Li dois capítulos e fiquei encantado com o conteúdo e a proposta de reflexão da autora.
Ao ler o capítulo "desestrutura" me senti representado pelas palavras de Brum. Me identifiquei com a descrição de desconforto da escritora por ser uma branca no Brasil. Não é fácil lidar com o fato de ser um branco privilegiado num país racista que desde as invasões europeias define a vida de cada um de nós por sua estrutura racista, violenta e autoritária.
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Aula 14: Roda de conversa sobre leituras públicas e formação de coletividades
Participei desse encontro presencial de fechamento do curso em 30/1/23. Revi a aula na plataforma em 14/9/23. Na exposição de ideias foram feitas reflexões profundas sobre livros e meios de registro e transmissão de informações e conteúdos ao longo da história humana. Fiz intervenção ao final. Tive a oportunidade de expor o que penso várias vezes durante o curso.
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REFLEXÕES
Gostei muito do curso! Ao longo do processo de aprendizagem, acabei lendo livros que talvez não leria se não fosse a referência do curso. Isso é muito bom, a programação organizada pelos professores Suze Piza e Lindener Pareto nos abre novas perspectivas de leitura de mundo.
Foi assim com a leitura sobre Luiz Gama (Liberdade) e o romance de Itamar Vieira Junior (Torto arado). Também acabei lendo um livro que não havia lido ainda da autora Conceição Evaristo (Insubmissas lágrimas de mulheres).
Em relação aos livros e autores que já conhecia, adorei ouvir reflexões novas sobre os temas. Os clássicos de Mário de Andrade (Macunaíma), Guimarães Rosa (Grande Sertão: Veredas) e Euclides da Cunha (Os sertões) são parte da história da cultura brasileira, para o bem e para o mal.
E ficam as leituras novas como desafios intelectuais para mim, pois ainda tenho que ler 7 obras abordadas durante o curso. Já as tenho todas e agora é só mergulhar nas leituras nos próximos meses de vida.
O percurso de leitura será extraordinário para mim por causa do leque de conhecimento contido nas obras: A queda do céu, de Kopenawa; O trato dos viventes, de Alencastro; Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus; Como o racismo criou o Brasil, de Jessé Souza; Genocídio do negro brasileiro, de Abdias Nascimento; Brasil - Mito fundador e sociedade autoritária, de Marilena Chauí; Banzeiro Òkòtó, de Eliane Brum.
Deixo meu agradecimento aos professores Suze Piza e Lindener Pareto pela oportunidade e ao ICL.
Sigamos estudando e aprendendo sobre nós mesmos, a vida, o Brasil e o mundo.
William
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