segunda-feira, 7 de julho de 2025

Livro: Nada mais será como antes - Miguel Nicolelis



Refeição Cultural

"(...) Contra todas as predições feitas pelos evangelistas fanáticos da inteligência artificial, que não seria de fato capaz de reproduzir como o cérebro humano funciona e, mesmo a longo prazo, não poderia nos substituir como sistemas digitais, o uso de IA causou danos tremendos e devastadores para o nosso modo natural de vida, obliterando as características puramente analógicas do nosso cérebro, como a inteligência, criatividade, intuição e o pensamento inovador fora da caixa. Neste processo, a imersão digital em tempo integral transformou quase a humanidade numa massa amorfa e semiconsciente, sem nenhuma perspectiva futura de se livrar dos grilhões desta escravidão digital." (p. 469)


Ao finalizar a leitura de mais um grande livro, a primeira reflexão que me vem à mente é aquela sobre a caminhada ser mais importante que a chegada. 

Quando comecei a ler a ficção do neurocientista escritor Miguel Nicolelis já sabia que a leitura seria demorada (ler aqui). 

Por acompanhar as entrevistas e postagens do professor, tinha noção do que seria tema no enredo do romance: as questões de IA e big techs etc. Então, curti a jornada sem a pressa da chegada.

Ao longo das 500 páginas do romance, fiquei reflexivo inúmeras vezes ao me deparar com o cenário daquele mundo de 2036. São muito provocativas as situações apresentadas na sociedade dos humanos autointitulados "homens sábios".

Desemprego global na casa dos 80%, por exemplo. A ideia não é de todo absurda de se imaginar num mundo onde as máquinas fazem tudo em benefício de aumentar a acumulação de riqueza na mão de pouquíssimos humanos. 

Não cito outros cenários da ficção para não dar spoiler de nada. Sugiro a leitura deste e de outros livros de Nicolelis. A obra científica "O verdadeiro criador de tudo", de 2020 (ler comentário aqui), impactou minha visão de mundo para sempre. 

Ao longo da leitura, fiz quinze postagens pequenas com comentários sobre algo que me instigou uma reflexão. No link da primeira postagem (aqui), pode-se ler as seguintes.

O final do romance é bem ficção científica mesmo (risos). Interessante!

Nada mais será como antes...

William


Bibliografia:

NICOLELIS, Miguel. Nada mais será como antes. São Paulo: Planeta do Brasil, 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário