quinta-feira, 7 de maio de 2020

070520 (d.C.) - Diário e reflexões





Hoje é quinta-feira, do mundo pós-Covid-19. Do mundo pós-bolsonarismo.

Estou desmotivado para estudar. Tá muito sem sentido estudar alguma coisa. A vida está sem graça hoje, mas tá sem perspectiva pra amanhã (aí que está o problema). E se está assim pra mim que sou um agraciado pelo destino por ter casa, comida, uma renda certa e pessoas que consideram a gente, imagina para a ampla maioria que não tem alguma dessas coisas ou não tem nenhuma delas.

Eu não escolheria viver num mundo com bombas caindo sobre nossas cabeças. Não escolheria viver num mundo com epidemias. Não gostaria de viver num mundo com milícias e paramilitares e bandidos e cartéis e máfias decidindo quem vive e quem morre se não se submeter ao chefão local. Não escolheria viver num mundo com misérias aviltantes ao seu redor, com carências de tudo.

São por essas e outras que as pessoas fogem, se exilam, mudam de lugar, migram ou tentam a vida em outro lugar. E os outros lugares podem aceitar ou rejeitar os migrantes. Podem acolhê-los ou barrar todos eles e tratá-los com ódio, desprezo e violência. 

Eu não gostaria de viver em outro país, que não o que nasci. Não gostaria de ver o país em que nasci se tornar um lugar onde a vida corre risco o tempo todo se você não for da banda dos bandidos no poder. Não gostaria de viver num país onde injustiça, desigualdade, coisas impensáveis de acreditar como gente defendendo tortura, extermínio, exploração... onde essas merdas todas fossem normais, coisa normal.

Não sei se gostaria de viver num mundo no qual pra sair de casa temos que nos vestir de tuaregue, se mascarar pra ir a qualquer lugar que seja permitido. Uma coisa é suportar isso algumas semanas, outra é isso virar o normal. Como seria a vida se a gente tiver que transformar a rotina chata e quase insuportável da higienização pela pandemia do Covid-19 em normal do dia a dia?

Nossa! Não tô a fim de nada! E por dentro do corpo, sinto que algo me corrói... seria psicológico, biológico, físico, químico, metafísico, bioquímico, melancolíte, estomatite, nó nas tripas, abdomenite, ite, ite, ice, isse, chatice, putisse...

?

Nenhum comentário: