Refeição Cultural - Confesso!
Osasco, 5 de setembro de 2022. Segunda-feira.
Confesso que estou bem pessimista em relação ao andamento das coisas: a luta de classes e suas consequências; avanços para as classes populares; a sobrevivência e preservação das espécies e dos biomas do mundo; a involução da espécie homo sapiens em relação a seus cérebros e suas culturas...
Ao observar fatos e tendências com o conhecimento que adquiri até o momento (é pouco, mas talvez seja um pouquinho mais do que a maioria tenha), avalio que as chances de vitória das causas que nós da esquerda defendemos são bem pequenas; são chances pouco prováveis, se não impossíveis.
Brincando com uma comparação no mundo do futebol, as chances de nossas causas da esquerda serem vitoriosas no momento atual da sociedade humana é como esperar que o São Paulo vá sair classificado para a final da Copa do Brasil ao jogar no Maracanã daqui alguns dias depois de perder a partida em casa para a máquina flamenguista por 1x3... a chance matemática existe, claro. É só dar tudo errado para o Flamengo e dar tudo certo para o São Paulo naqueles 90 minutos... os jogadores deles errarem tudo, os nossos acertarem tudo, o Universo conspirar a favor de um e contra o outro e lá estaria o São Paulo classificado dentro do Maracanã após tomar um baile no Morumbi... (talvez seja mais fácil implantar o comunismo no mundo...)
---
CHILE - Por votos, o povo chileno rejeitou a nova constituição que substituiria a constituição da ditadura militar de Pinochet. Os avanços na nova carta seriam incríveis para o que nós da esquerda defendemos no mundo. Em uma das matérias que li a respeito, soube que a máquina de fake news que atuou durante todo o processo foi impressionante. Esses sistemas de mentiras que invertem a realidade e o comportamento de seres humanos não se sustentam sem um aparato de recursos bancados por quem tem muito dinheiro e poder (alguns são chamados até de "empresários"). Não acho que a esquerda tenha chance contra esses sistemas, não acho! Não é só uma questão de erros nossos... Nós não temos os meios que os donos do poder e do dinheiro têm, não temos! Não é uma luta igual.
ARGENTINA - Cristina Kirchner, a principal líder da esquerda do povo argentino, só está viva neste momento porque a arma que a mataria falhou a um palmo de seu rosto. Ela é mais uma vítima dessas máquinas de ódio e intolerância bancadas com grandes recursos e produtoras de fake news que coisificam (desumanizam) pessoas e grupos sociais. Ela é vítima também do mesmo tipo de processo de lawfare que destrói qualquer pessoa ou grupo político que é atacado impiedosamente por máquinas estatais ou empresariais ou ambas conjugadas de destruição de reputações e oposições aos interesses dos capitalistas donos do dinheiro e do poder no mundo.
Neste momento da história do mundo, qualquer liderança popular pode virar ré em alguma ação penal mequetrefe da noite para o dia se ela ameaçar os interesses do status quo capitalista. Kirchner, Correa, Morales, Lula, Haddad, o líder local de qualquer lugarejo dominado pelo coronel da região... os guardas da esquina e os homens de preto de qualquer cidadezinha mandam mais que qualquer prefeito, governador, presidente honesto, parlamentar ou figura pública de movimentos sociais que representem o povo pobre e excluído... na paz (conciliação?), nós não temos a menor chance contra essa gente e esses sistemas.
BRASIL - Quem vai assumir a presidência da república em 1º de janeiro de 2023? Lula ou o representante dos donos do poder e do dinheiro, a casa-grande secular do Brasil? Haverá eleições gerais em 2 de outubro? Haverá eleições de 2º turno caso Lula não vença no 1º turno? Vocês acreditam de verdade que as máquinas de fake news e demais putarias de lawfare não podem inviabilizar a vitória de Lula no 2º turno? Vocês acreditam mesmo que os grupos no poder não têm como interferir no resultado das eleições? (eu desconfio do processo democrático neste momento da história) Se Lula vencer esse processo estranho e incerto, tomará posse? Os homens de preto vão permitir Lula no poder? Quantos meses Lula ficará no poder com um Congresso de maioria representando a bandidagem da casa-grande? Lula e as principais lideranças de esquerda estão seguras em relação a suas vidas?
HOMENS DE PRETO - Na canetada, foi barrado o piso salarial das enfermeiras e enfermeiros do Brasil (provavelmente não merecem, mesmo tendo sobrevivido na linha de frente à pandemia que matou quase um milhão de pessoas). Os homens de preto atuam todos os dias contra nós e isso não vai mudar por mágica. Aliás, nada muda na história da luta de classes por mágica, por reza, por desejo e pensamento positivo ou coisa do gênero. Na canetada não se barrou o orçamento secreto de bilhões de dinheiro público para uns chegados roubarem o erário público. Na canetada não se mandou apreciar nenhum pedido de impedimento do sujeito na cadeira da presidência cometendo suspeitas de crimes diariamente. Na canetada barraram Lula ser ministro de Dilma Rousseff. Na canetada não barraram o impeachment de uma presidenta honesta e sem crime algum. Na canetada se barrou a candidatura de Lula em 2018. Na canetada se aboliu a ultratividade dos direitos em acordos coletivos das categorias de trabalhadores brasileiros, dando todo o poder ao patronato de extinguir direitos no dia seguinte à validade dos acordos e convenções... Ah os homens de preto...
---
Li hoje um post do jornalista Breno Altman que vale citar para que a militância orgânica e engajada reflita.
"MÉTODO - Simplesmente inútil e antipedagógico atribuir uma derrota a ação tenebrosa do inimigo. Afinal, não se pode esperar, na luta de classes, que o inimigo seja brando ou civilizado. O essencial é sempre entender os erros e deficiências que impediram derrotar esse inimigo."
Pois é! Fico pensando num monte de coisas. Em tese, concordo plenamente com a essência do que Breno Altman diz. Mas ao ficar lembrando das histórias, inclusive os exemplos que citei acima, acho que não é bem assim.
A questão do método, que Altman nos apresenta, faz parecer que toda derrota é fruto somente de nossos erros e não do mérito do inimigo. Há séculos a esquerda e a classe trabalhadora só estariam errando ao tentar mudar a situação de exploração na qual vivemos todos nós que não pertencemos ao seleto grupo dono de todo o poder no mundo, alguns humanos que detêm tudo.
Não é bem assim... não é mesmo! Eles têm as armas, os capitães do mato, os ideólogos pagos, os meios de produção, eles fazem até "ação tenebrosa" que muitas vezes a esquerda não tem coragem de fazer como, por exemplo, eliminar fisicamente os inimigos... Breno, meu camarada, não acho que é tão simples assim avaliar que nossas derrotas são só por nossa culpa.
Registro aqui que sou grande admirador de Breno Altman, por isso fiquei pensando no post dele.
E, claro, #LulaNoPrimeiroTurno e votem em parlamentares de esquerda!
É isso.
William
Nenhum comentário:
Postar um comentário