sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Diário e reflexões - Cuba VI (27/01/23)



Refeição Cultural - Cuba (VI)

Osasco, 27 de janeiro de 2023. Fim de noite de sexta-feira.


Neste início de ano incluí em meus temas de interesse conhecer mais sobre Cuba e o povo cubano, sua história, seus momentos marcantes, suas personalidades, sua cultura, seu sistema político e social. 

Tenho comigo que é melhor estudar e conhecer mais sobre o mundo e a vida do que não estudar. Observo que o ser humano está emburrecendo. A espécie homo sapiens deixará de existir. Não me dobro a essa lógica, vou até o fim de meus dias tentando ser menos ignorante em todos os sentidos.

Estou lendo um livro de um autor cubano, Leonardo Padura, autor da atualidade, que se encontra na plenitude de sua produção literária. O livro O homem que amava os cachorros é um romance que aborda a vida de Trótski. A leitura vai demorar bastante. 

Estou lendo José Martí e sobre José Martí. Comprei um livro de antologia de seus textos, porém comprei a edição virtual. Já me arrependi por não ter adquirido a edição impressa. Dá até vontade de deixar a virtual de lado e comprar de novo em papel. Não me adapto a essa forma de mídia.

A data é comemorativa do aniversário de 170 anos do nascimento de José Martí, o apóstolo da liberdade cubana. Ainda não entendi se ele nasceu no dia 27 ou 28 de janeiro de 1853, mas as comemorações estão acontecendo entre hoje e amanhã.

Estou lendo matérias jornalísticas sobre o dia a dia de Cuba em dois veículos de informação de lá: cubadebate.cu e granma.cu e tenho gostado bastante dos conteúdos.

---

Eu tenho uma certeza: sou anti-imperialista e anticapitalista. 

O capitalismo será o responsável pelo fim da possibilidade de vida no planeta Terra.

A espécie humana se quiser seguir existindo terá que superar essa forma de organizar as sociedades humanas. 

Minha postagem anterior sobre o tema Cuba pode ser lida aqui.

William


Nenhum comentário: