quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Governo Lula, o governo da diversidade!



Refeição Cultural 

Osasco, 11 de janeiro de 2023. Quarta-feira.


No fim da tarde desta quarta, assisti pela internet à posse das Ministras de Estado Sonia Guajajara, do Ministério dos Povos Indígenas, e Anielle Franco, do Ministério da Igualdade Racial. Chorei de emoção ao ver nomeações tão simbólicas do governo do presidente Lula. Conhecer a constituição e a história da sociedade brasileira me faz ter noção clara da importância dessas nomeações. Lula, obrigado!

Já havia me emocionado muito com a posse do Ministro Silvio Almeida, do Ministério dos Direitos Humanos. E tenho consciência da importância política da nomeação da Ministra Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática. Presidente Lula, obrigado mais uma vez!

-------------------------

CRIME DE INJÚRIA RACIAL É EQUIPARADO A RACISMO

O presidente Lula sancionou hoje lei que equipara o crime de injúria racial ao crime de racismo, que é inafiançável e imprescritível. Antes, era comum pessoas com "costas quentes" ou com algum tipo de poder conseguir se esquivar da acusação de racismo para a de injúria racial, ficando livre das penas mais severas da lei.

-------------------------

O mundo humano é todo ele constituído de símbolos e abstrações, somos animais da espécie homo sapiens, com cérebros desenvolvidos através da evolução das espécies ocorrida nos últimos milhões de anos. Hoje compreendo muito melhor o mundo e a vida em relação à compreensão que tinha décadas atrás.

A posse do presidente Lula no domingo foi marcada por muita simbologia também. A subida da rampa do Planalto e a passagem da faixa presidencial com representações tão significativas do povo brasileiro foi inesquecível e ficará registrada na história. Os pronunciamentos do nosso presidente também foram muito contundentes em relação às necessidades do povo e demonstraram que novamente teremos um governo ativo e altivo.

A invasão e destruição dos prédios dos 3 poderes no último domingo 8, ato de terrorismo praticado pelos bolsonaristas e em conluio com setores das forças policiais, algumas autoridades políticas e do GDF também marcarão de forma negativa a história de nosso país. Mas acredito que vamos superar aquelas cenas bárbaras e sairemos mais fortes na defesa do Estado Democrático de Direito.

É isso, seguimos na defesa do presidente Lula e na reconstrução do país. Estive na 1ª manifestação popular promovida pelos movimentos sociais e pelos democratas no dia seguinte aos atos de destruição promovidos pelos fascistas bolsonaristas. Aqui em São Paulo fizemos um ato com mais de 50 mil pessoas na Avenida Paulista.

Sigo procurando sentidos para o viver, com a consciência que acumulei em décadas de estudos e experiências reais que a vida me proporcionou.

William Mendes


Nenhum comentário: