terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Lembranças - Capítulo 6



2007

Ao manusear as pilhas de papéis e documentos guardados, peguei para folhear uma das diversas agendas que tenho. 

Na época, era diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, era representante da Fetec-CUT SP na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil e também era secretário de imprensa da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, a nossa Contraf-CUT. Para completar, era estudante de Letras na Universidade de São Paulo.

Ao ver as anotações diárias na agenda, vi o quanto eu me esforçava para conseguir ler um pouco de literatura e cultura em geral, mesmo tendo uma rotina sindical que me tomava completamente a agenda de vida.

Me inscrevi em 6 disciplinas no 1º semestre da faculdade. Era sempre complicado conjugar a agenda sindical com os estudos de graduação em Letras. Felizmente, fui aprovado em todas as matérias naquele semestre.

FLC0285 - Teorias do Texto Escrito I - Fatores de Textualidade (8,3)

FLM0267 - Escrita e Argumentação em Língua Espanhola (6,0)

FLM0269 - Tópicos Contrastivos Acerca do Funcionamento da Língua Espanhola e do Português Brasileiro I (7,5)

FLM0273 - Literatura Espanhola do Século XVII (8,0)

FLM0277 - Literatura Hispano-americana: Romantismo, Modernismo e Vanguardas (8,3)

---

JANEIRO DE 2007

Estive em férias a maior parte do mês. Viajei com meu filho de 10 anos para Uberlândia (MG) e deixei ele com os avós e primos e fui para Barra do Garças (MT) visitar tios e primos. Estava lendo vários livros ao mesmo tempo naquele mês: Thomas Mann, Tolstói, Dostoiévski, Cervantes. 

Através dos registros, me lembrei que o tio Zé teve um infarto e foi operado em SP: deu tudo certo. Meu pai também estava com problemas de pressão alta lá em MG, foi parar no hospital.

---

PENSAMENTOS

Reflexões após ler Fernando Pessoa (Alberto Caieiro):

"Hoje, apenas seguia as instruções de Caieiro e observava ao redor... (praça de alimentação na Sta. Cruz):
- Deus! (Deus?)
- Não gostei do que vi!
Como dialogar com aquela massa?
Beleza... feiura... (tão subjetivo!)
Tribos, grupos... gente estranha!
Será que dá pra dialogar?
"

---

Outra reflexão: avalio por que abandonei a música no meu dia a dia:

"A música...
Acho que compreendo por que me apartei dela: nada remexe mais meus instintos de liberdade; nada cutuca tão fundo nas possibilidades. Todas elas amainadas na opção feita do contrato social. Nem os livros fuçam tanto nesse íntimo...
"

---

Reflexão sobre saber e não saber:

"Sei muito.
Sei nada.
Sei muito de algumas coisinhas.
Sei nada de quase tudo.

É assim com a gente moderna;
é assim com os técnicos:
de tudo... não são quase nada! (Wmofox)
"

---

Durante os dias em Barra do Garças, estive na fazenda com o tio Léo. Matei a saudade de subir ao Cristo e ficar lá em cima ouvindo o silêncio da cidade lá embaixo, no Vale do Araguaia, vendo o rio que separa Aragarças (GO) de Barra do Garças (MT). O topo da Serra: antigamente, era uma subida sobre pedras, cascalhos e mato. Fizeram uma escadaria: 1220 degraus...

Na agenda sindical, havia ido ao Rio de Janeiro para tratar de questões relativas à Previ. Também havíamos feito um dia nacional de lutas por questões da Cassi. Dia desses, fiz uma postagem de Memórias no blog A Categoria Bancária sobre esse período. Ler aqui.

---

FEVEREIRO DE 2007

CITAÇÕES

"- Señor, una golondrina sola no hace verano..." (CERVANTES, Don Quijote de La Mancha, 1605)

"Porque eu sou do tamanho do que vejo
e não do tamanho da minha altura...
" (PESSOA, Fernando [Alberto Caieiro], O Guardador de Rebanhos, VII)


Essas duas citações na agenda nos lembram bem o que somos e como podemos ser mais fortes, quando unidos nas lutas de classe. 

Sindicalizações: nesse ano de 2007 tive o privilégio de priorizar a ida às posses de funcionários novos do Banco do Brasil, para apresentar o Sindicato e nossa história de lutas. Só na primeira segunda-feira do mês, eu sindicalizei 16 colegas novos.

O viés sindical do mês de fevereiro pode ser lido aqui numa postagem de Memórias que fiz recentemente.

Pelas anotações na agenda, percebe-se que eu corria e caminhava com muita frequência; vi vários filmes no mês; estava lendo livros de peso como Don Quijote de La Mancha e A montanha mágica.

---

MARÇO DE 2007

A agenda tem anotações com os detalhes sobre as negociações sindicais entre nós e a direção do Banco do Brasil sobre a PLR dos funcionários. Fiz um texto de Memórias relatando as lutas sindicais desse mês. A direção do banco impôs uma proposta de PLR com prática antissindical em relação aos colegas que participaram da greve de 2006: ler aqui.

Morte na família - A anotação triste do mês foi no dia 20, dia no qual fizemos a assembleia de avaliação da proposta de PLR do BB em nossa base sindical. Meu primo Cleiber, de Barra do Garças (MT), sofreu um acidente grave de moto. Eu havia estado com ele e família semanas antes, nas minhas férias. Meu primo faleceu em maio e eu estive no velório e enterro, ao lado de meus tios e primos.

---

ABRIL DE 2007

CITAÇÃO

"- Con todo eso, te hago saber, hermano Panza, que no hay memoria a quien el tiempo no acabe, ni dolor que muerte no le consuma." (CERVANTES, Don Quijote de La Mancha)


Em termos sindicais, abril foi um mês de grandes debates políticos e organizativos na corrente política à qual eu militava - a Articulação Sindical -, foi mês de seminários e encontros que definiram estratégias para o movimento sindical bancário.

Eu tinha propostas de atividades sindicais contra o Banco do Brasil, mas as lideranças de outras bases sindicais e até companheiros de São Paulo avaliaram que não havia condições no momento de realizar boas atividades.

Como secretário de imprensa da Confederação, eu também estava envolvido com questões e pautas afeitas à secretaria. Fiz um texto de Memórias que abrange esse período. Ler aqui.

---

MAIO DE 2007

CITAÇÃO

"O futuro é um carro sem motorista em alta velocidade. Você tem que ser o motorista. Você tem de planejar. Tem de decidir a direção a tomar. Quer que as decisões sejam tomadas pelos outros? Não seja apenas um passageiro." (Milo O. Frank)


Meus registros na agenda mostram que fizemos atividades sindicais por conta de questões do BB relativas à reestruturação do banco que afetavam a vida dos trabalhadores. Estive em Brasília por causa de audiência pública no Congresso Nacional. Também ocorreram atividades sindicais sobre a Emenda 3. 

Eu me ausentei alguns dias por causa do falecimento de meu primo que morava no Mato Grosso.

No final do mês voltei a Brasília para um encontro nacional dos funcionários do Banco do Brasil por conta da reestruturação.

---

JUNHO DE 2007

Pelas anotações, vejo que o mês foi de lutas no BB por isonomia de direitos em relação aos funcionários antigos e aos pós 1998. Fiz dois artigos de contribuição sobre a campanha nacional dos bancários. Não estava tendo aulas na FFLCH-USP porque estávamos em greve (que acabou na assembleia de 25/6).

Luiz Gushiken - Que legal a lembrança! Que saudades! Tivemos reunião dia 18/6 no Auditório Azul do Sindicato no Edifício Martinelli com nosso Samurai, o companheiro Gushiken.

Casa própria - Outro momento memorável na vida deste trabalhador foi a anotação do dia 28/6: peguei a escritura do meu apartamento de cooperativa. Ufa! A casa própria! Paguei o ap. desde 1997. Até a moto que tinha foi vendida para comprar minha moradia.

---

JULHO DE 2007

A agenda sindical era intensa no período. Nas pautas de lutas, questões relativas à reforma estatutária da Cassi, Emenda 3 contra a classe trabalhadora, plano de cargos e salários no BB, isonomia de direitos, questões da CABB, dentre outras. 

Estávamos num debate intenso sobre formas de contratação de remuneração variável na categoria bancária. Eu era contrário à proposta formulada internamente pela nossa corrente política. Puxei um longo debate na corrente e no meio sindical. Fui vencido, mas fizemos o bom combate de ideias.

---

AGOSTO DE 2007

Mês de correria para nós. Além da questão da campanha dos bancários com reuniões do Sindicato, da Contraf-CUT e do Comando Nacional, eu era o responsável pela comunicação da confederação e ainda fazia reuniões com os bancários nas dependências do BB em São Paulo (OLT).

Sede nova da Contraf-CUT - No dia 24/8 foi a inauguração da sede nova da nossa confederação na Líbero Badaró, 158. Sede própria. Fiz parte dessa história! Legal!

---

SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2007

A agenda tem mais algumas anotações em setembro, reuniões políticas de campanha salarial, plenárias com bancários e dias de lutas, e depois não tem mais anotações. Parei de anotar diariamente na agenda. Acho que já começava a usar mais o blog sindical A Categoria Bancária, além de estar com agenda pesada para fazer diversas matérias na USP.

No dia 15/9, um sábado, tivemos um "encontrão", uma plenária entre a diretoria do Sindicato e uma grande quantidade de bancárias e bancários mais próximos ao dia a dia da entidade sindical e que nos ajudavam a tomar decisões sobre as estratégias e as negociações com os bancos. Eram centenas de trabalhadores cadastrados e contatados naquilo que chamamos Organização por Local de Trabalho (OLT).

A campanha dos bancários terminou em 2007 sem uma greve prolongada como em anos anteriores, foram utilizadas outras estratégias de mobilização como dias de luta, passeatas etc. No dia 28/9, por exemplo, tivemos um dia de paralisação nacional. 

Os acordos com Fenaban, BB e Caixa e outros bancos federais foram aprovados ao longo da primeira semana de outubro. Algumas bases sindicais não aprovaram todas as propostas inicialmente e só depois os acordos foram sendo fechados e assinados. Em São Paulo, por exemplo, a proposta da Caixa Federal só foi aprovada em assembleia no dia 9/10.

Em relação à dimensão sindical de minha vida no ano de 2007, fiz uma série de textos chamados Memórias no blog A Categoria Bancária, acesso ao blog aqui. Lá eu me baseei em minhas postagens e agendas sindicais do próprio blog e as Memórias estão bem mais completas. 

Aqui minhas lembranças foram mais baseadas naquilo que estava anotado em uma agenda da época. São instantes de vida e militância. 

---

UM ESTUDANTE INSISTENTE

Termino essas lembranças do ano de 2007 com o registro de meu esforço no 2º semestre para avançar nas disciplinas da graduação de Letras em nossa querida Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo.

Eu sonhei em ser professor. Primeiro entrei em uma faculdade de Educação Física nos anos noventa e tive que interromper a graduação no meio do curso porque não tinha mais como pagar as mensalidades. Foi uma das maiores frustrações de minha vida.

Depois entrei na Faculdade de Letras da USP em 2001 com o mesmo intuito de ser professor. A vida se desenvolveu de outra forma. Entrei na direção do Sindicato no ano seguinte à minha aprovação no difícil vestibular da Fuvest. É evidente que minha ética me obrigou a priorizar a representação dos trabalhadores ao invés de meu curso de Letras. Todo segundo semestre eu largava por causa da campanha salarial dos bancários. 

Sabem quando foi que concluí o curso e peguei meu diploma? Faz poucos meses. Colei grau em Português e Espanhol em 2021.


Enfim, como diz um refrão da música da banda Aerosmith, na bela canção Amazing:

"Life's a journey not a destination

and I just can't tell just what tomorrow brings"


No 2º semestre de 2007 me inscrevi em 6 disciplinas e felizmente consegui aprovação em todas elas. Foi um feito modesto, mas foi um feito para mim, sendo diretor do Sindicato, representante de SP na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e secretário de imprensa da Contraf-CUT. 

Fui um estudante insistente!

FLC0286 - Teorias do Texto Escrito II - Argumentação e Discurso (8,5)

FLC0301 - Literatura Brasileira IV (8,0)

FLM0268 - Variedade e Alteridade na Língua Espanhola (9,4)

FLM0270 - Tópicos Contrastivos Acerca do Funcionamento da Língua Espanhola e do Português Brasileiro II (7,7)

FLM0274 - Literatura Espanhola Contemporânea (9,0)

FLM0278 - Literatura Hispano-americana Contemporânea (8,5)

---

Fim de mais uma lembrança. A vida é uma jornada, não um destino.

William


Post Scriptum:

Capítulo 1, ler aqui.

Capítulo 2, ler aqui.

Capítulo 3, ler aqui.

Capítulo 4, ler aqui.

Capítulo 5, ler aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário