quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Manifesto do Partido Comunista - 1848




(LEITURAS - excertos)

Karl Marx

Friedrich Engels

"Um espectro ronda a Europa: o espectro do comunismo. Todas as potências da velha Europa se uniram em uma santa campanha difamatória contra ele: o papa e o tsar, Metternich e Guizot, radicais franceses e policiais alemães.


Qual o partido de oposição não foi qualificado de comunista por seus adversários no poder? Qual partido de oposição, por sua vez, não lançou de volta a acusação de comunista, tanto a outros opositores mais progressistas quanto a seus adversários reacionários?


Duas conclusões decorrem desse fato.


O comunismo já é reconhecido como força poderosa por todas as potências europeias.


Já é tempo de os comunistas exporem abertamente sua visão de mundo, seus objetivos e suas tendências, contrapondo assim um manifesto do próprio partido à lenda do espectro do comunismo.


Com este objetivo, reuniram-se em Londres comunistas de várias nacionalidades e esboçaram este Manifesto, que será publicado em inglês, francês, alemão, italiano, flamengo e dinamarquês..."



Bibliografia:


MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Expressão Popular. 1a edição, 2008.



COMENTÁRIO:


Nesta década, aprendi a ser sindicalista. Virei sindicalista após os trinta anos de idade.


Me incomoda todo mundo no movimento falar que é marxista, marxiano, leninista, trotskista, ou coisa do gênero, quando, na verdade, me parece que muita gente fala que é isso ou aquilo sem nunca ter lido ou estudado com dedicação tal referência que usa.


Eu não posso dizer que sou nada disso, pois não tenho conhecimento sobre esses líderes e suas doutrinas para me dizer um seguidor deles.


Ao longo de oito anos, estudei a origem da Central Única dos Trabalhadores (CUT), estudei um pouco da origem do Partido dos Trabalhadores (PT) e estudei a origem da Articulação Sindical e pertenço a estas formas de organização partidária e sindical. SOU SINDICALISTA CUTISTA e da ARTICULAÇÃO SINDICAL. Sou PETISTA.


Pelo pouco que já li e reflito a respeito, tenho a impressão de que compartilho muita coisa com o Comunismo. Penso que minhas divergências com os comunistas sejam sobre a estratégia e as táticas para se alcançar esta forma de sociedade.


William Mendes

Nenhum comentário: