Refeição Cultural
Osasco, 20 de dezembro de 2021. Segunda-feira.
Comecei a ler uma biografia de Karl Marx, a biografia escrita por José Paulo Netto. Se não for entusiasmo passageiro, pretendo ler e estudar Marx e o marxismo e me tornar um conhecedor das ideias e estudos de Karl Marx. Se for fogo de palha, logo logo o livro e a necessidade de estudar o marxismo ficarão pelos cantos do meu mundo onde ficam as coisas começadas e não terminadas.
Li cerca de 40 páginas do livro sobre Marx. Muito interessante o que já li. O autor nos conta sobre a Alemanha do início do século XIX, a Alemanha onde nasceu Karl Marx em 1818. O que hoje conhecemos como Alemanha é bem diferente do que ela era naquela época. E a Alemanha estava numa condição muito diferente da Inglaterra, França e países baixos, em relação ao contexto econômico, social e político. Enfim, vamos estudar sem pressa, repito, sem pressa, Marx e o marxismo.
---
RETROSPECTIVA E MEMÓRIAS
Estou revendo meus escritos e minhas realizações no ano de 2021. A base de minha retrospectiva pessoal é o que escrevo e registro nos blogs que mantenho. Já fiz uma postagem com uma breve retrospectiva de minha participação política nas lutas sociais deste ano (ver aqui).
A retrospectiva que vai dar bastante trabalho é a da revisão dos textos no blog Refeitório Cultural. Ao tempo em que releio o que escrevi, corrijo e melhoro a redação, vou contando quantos livros li neste ano, relembro momentos vividos, e vou imprimindo para encadernar a produção textual do ano. Neste ano a produção foi grande, voltei a escrever intensamente como fiz em 2016, o ano do golpe de Estado no Brasil.
Ao revisar as 22 postagens de janeiro, vi que li ou terminei a leitura de 3 livros naquele mês, leituras diversificadas porque li em português e espanhol: li Julio Cortázar, conheci as poesias de Bertolt Brecht, e li José J. Veiga.
Naquele mês alimentava ainda o sonho de correr uma maratona, estava correndo longões muito bons, na casa dos 15K. Pensei em escrever narrativas curtas, cheguei a fazer três textos ficcionais, mas depois voltei aos gêneros discursivos aos quais estou mais acostumado.
Vai dar trabalho essa retrospectiva cultural porque são quase 300 postagens neste ano. Mas ler e reler e me ver nelas é parte do processo de me fazer e de me burilar. Sigamos.
---
CLÁSSICOS
Estou em algumas trilhas de leituras que vão demorar a serem percorridas, mas isso é bom. Nas poesias, estou para ler as completas de Drummond e Cecília Meireles. São centenas e centenas de poesias feitas em décadas. Mas não tenho pressa, vou lendo.
Ainda tenho programados nessas veredas da linguagem poética os livros a Ilíada, a Eneida, a Divina Comédia e depois vou reler Os Lusíadas. Por fim, Mensagem, de Fernando Pessoa. É coisa pra cacete!
No entanto, se eu for sobrevivendo a esse mundo e a essa vida instável... seguirei lendo, estudando, tentando ser menos ignorante.
Após terminar a leitura de Crusoé, tenho trilhas enormes a percorrer em relação aos romances. O livro seguinte é o clássico de Jonathan Swift, Gulliver. Mas a sequência é enorme...
---
Marx e outras leituras biográficas, políticas e filosóficas, romances clássicos, poesias, muita coisa pra estudar e escrever comentários até como forma de memorizar e apreender o que se leu e estudou. O blog tem esse papel.
O outro blog, A Categoria Bancária, é uma outra relação de amor. É uma vida dedicada às lutas políticas, sociais, sindicais. Dá um trabalho talvez maior ainda reler, corrigir, diagramar etc. É história, história minha e de nós todos. Ao revisar e reler, estou escrevendo memórias. Vou tentar seguir essa vereda também.
William
Nenhum comentário:
Postar um comentário