quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

291221 - Diário e reflexões



Refeição Cultural

Estou relendo as postagens do blog deste ano que se encerra. Ao mesmo tempo que releio, corrijo eventuais erros na linguagem, relembro sentimentos e contextos de cada momento, os livros que li, fatos e acontecimentos pessoais e coletivos. E já vou imprimindo para encadernar minha produção escrita do ano.

Terminei a leitura das postagens de março de 2021. Até agora, reli janeiro, fevereiro e março, são 62 postagens. Até aquele momento do ano, já havia lido 9 livros e estava em andamento a leitura de Moby Dick e a releitura de Raízes do Brasil. Havia lido livros clássicos e livros porrada como Querô, de Plínio Marcos, e Becos da memória, de Conceição Evaristo.

Minhas postagens estão muito marcadas por uma tristeza enorme, uma depressão muito motivada pelo contexto político e social no qual vivíamos. Estavam morrendo mais de 3 mil pessoas por dia por causa da pandemia de Covid-19 e por causa da forma como o regime genocida estava lidando com a pandemia.

Não havia previsão alguma de que nós tomaríamos vacina ainda neste ano. Depois a CPI no Congresso (e que já foi engavetada e não deu em nada) iria revelar que os milicianos no poder não adquiriram vacinas logo no início da pandemia porque havia uma máquina de corrupção e cobrança de propina no processo. Até aquele momento, 2/3 dos mortos por Covid-19 (300 mil brasileir@s mortos até março) morreram por causa do governo, mortes evitáveis.

Meus textos foram densos, mas servem de registro. Se os textos sobreviverem ao tempo, coisa muito difícil, alguém algum dia pode achar interessante os relatos de época contidos neles.

---

O Brasil neste momento? Ixi... enchentes na Bahia causam uma tragédia humanitária neste momento. A pandemia de Covid-19 volta a ser risco de muitas mortes e sequelas porque novas ondas estão vindo por aí. Agora é a cepa Ômicron, junto com as outras que já existem, a Delta e as outras letras do alfabeto greto. Ainda temos uma pandemia de gripe que está internando muita gente, o vírus influenza tipo A cepa H3N2. Sintomas semelhantes ao da infecção por Covid. O miliciano no poder e sua gangue seguem em férias, curtindo a vida adoidado, roubando o erário público e nada acontece com a máfia, afinal de contas, ela está no poder porque a casa-grande quer. Vacinas tem, mas o povo cansou de usar máscaras e não quer mais seguir as recomendações da ciência e agora tudo voltou ao "normal" em termos de circulação e aglomeração... o vírus tá por aí, mas se as pessoas morrerem com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outras consequências dos coronavírus e vírus influenza é porque foi Deus quem quis. 

William


Nenhum comentário: