Refeição Cultural
Osasco, 18 de janeiro de 2024. Quarta-feira de calor cozinhante.
O primeiro livro do ano me trouxe muitas emoções, recordações e reflexões sobre as coisas dos homens. Dos humanos é o sentido geral do que quero dizer, no entanto "dos homens" é apropriado porque via de regra a sociedade humana é patriarcal, machista, misógina e dominada pelo universo masculino.
O livro LulaLivre * LulaLivro foi confeccionado e publicado em julho de 2018, no calor do processo kafkiano pelo qual o presidente Lula foi vítima, sendo ele acusado, julgado e condenado num tempo absurdamente rápido para os padrões normais do judiciário brasileiro, processo forjado pela quadrilha da chamada "República de Curitiba", uma organização liderada por um juiz considerado suspeito pelo STF.
Lula foi preso no dia 7 de abril e passou 580 dias naquela masmorra. O objetivo político daquela tal operação Lava Jato foi alcançado, Lula foi retirado do processo eleitoral em 2018 e o monstro fascista foi eleito presidente para destruir o país e os direitos do povo nos quatro anos seguintes.
Prédio da Polícia Federal, onde mantiveram Lula preso (PR). |
Durante os 580 dias de prisão política do presidente Lula, o líder do povo brasileiro - preso sem crime algum - ouvia de manhã, na hora do almoço e no final da tarde uma multidão de apoiadores gritarem "Bom dia, presidente Lula!", "Boa tarde, presidente Lula!", "Boa noite, presidente Lula!". Estive no Acampamento Marisa Letícia no dia 25 de abril de 2018, dias depois da criação da Vigília Lula Livre e pude acompanhar o coro de militantes no "- Boa tarde, presidente Lula!".
Lula foi solto no dia 08 de novembro de 2019, após o STF corrigir o abuso inconstitucional que ele mesmo permitiu anteriormente, levando uma pessoa à prisão antes de condenação definitiva como estabelece a Constituição Federal de 1988. O que vimos até então, desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, foi uma Suprema Corte covarde e omissa em relação às ilegalidades cometidas contra Dilma e Lula.
---
GANHEI O LULALIVRE * LULALIVRO DE PRESENTE
"Seja bem-vind@!!!
Este é um pequeno carinho da Fetec-CUT/PR para você."
Quando cheguei a Curitiba, Paraná, em 28 de junho de 2019, para participar do Encontro Estadual do BB e Caixa (postagem aqui), ganhei um dos melhores presentes do mundo, um livro, da dirigente Dani, em nome da Fetec-CUT/PR. O livro é maravilhoso!!!
A edição é da Fundação Perseu Abramo, e foi organizado por Ademir Assunção e Marcelino Freire.
"Joseph K., o conhecidíssimo personagem de Franz Kafka, se vê enredado em um processo judicial, cujas origens desconhece e cujo desenrolar vai se tornando cada vez mais obscuro, sórdido e absurdo.
O processo a que assistimos no Brasil contemporâneo, contra uma figura pública central da história política dos últimos 40 anos, guarda semelhanças e dessemelhanças com o enredo kafkiano: se o seu desenrolar expõe uma lógica absurda, suas origens e fins são muito delineáveis..."
Assim começa a apresentação do livro. É um livro-manifesto, dizem os organizadores.
"Os 90 poetas, prosadores e cartunistas aqui reunidos - de todas as regiões do país - atenderam ao chamado, na urgência dos fatos em curso no Brasil, para manifestar seu inconformismo com a prisão política do ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva."
É uma delícia cada um dos 90 textos! |
O livro é tão bom, que ficaria difícil apresentar aqui alguns dos poemas que adorei!
Amig@s leitores, à medida que vamos lendo cada poema, crônica, cartum, quadrinho, carta, memória, saudação, depoimento, documento, tudo relativo a Lula e sua história conosco, a história do Brasil de Lula e seu povo trabalhador, a gente vai se sentindo representado por aquele ou aquela autora do texto.
E mais!
Os textos são visionários! São registros da certeza que tínhamos da injustiça e da armação que estava ocorrendo naquele momento.
O tempo é o senhor da razão, dizem os ditos populares...
Lula é o Presidente do Brasil pela terceira vez! Aquela gente lesa-pátria, aquela quadrilha da República de Curitiba está sendo desmascarada a cada dia que passa.
A história está seguindo seu curso. Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou aquele juizeco que um dia a verdade viria à tona...
É isso!
William
Nenhum comentário:
Postar um comentário