quarta-feira, 13 de maio de 2009

Maio de 1968 e outras histórias


1968 - o ano no qual minha mãezinha
me acolhia em si.

Refeição Cultural

Como estou lendo bastante nestes dias de férias curtas, estou também digerindo bastante meu alimento cultural.

Agora à noite, peguei para ler um caderno especial da Folha de São Paulo, o Caderno Mais! de 4 de maio de 2008, que trata do famoso ano de 1968.

Já li a metade do caderno e percebi que eu não sei praticamente nada sobre os eventos ocorridos pelo mundo naquele ano. Sei um pouquinho mais sobre os fatos aqui no Brasil como, por exemplo, o embate da Rua Maria Antônia entre os alunos da USP e do Mackenzie.

Falta-me ler mais para poder falar e escrever com propriedade sobre a Primavera de Praga, sobre os eventos de Paris e mais fatos em vários países "naqueles anos", pois alguns eventos referem-se a anos anteriores e às consequências de 1968, pois repercutiram dali adiante em todos os segmentos da vida social como cultura, sexo, política, economia etc.

Além do caderno da direitista Folha, tenho também bons materiais saídos em 2008 como a Revista Fórum e a Revista do Brasil. Irei lê-los também.

Estou lendo também alguns trechos do livro de B. Anderson sobre as Comunidades Imaginadas, acerca da ideia de Nação e Nacionalismo.

Muito boa a leitura de Hobsbawm para conhecer de fato sobre a história. Hoje li ali a respeito das revoluções oriundas da Revolução de Outubro, nas agitadas décadas de 10 e 20 do século XX.

Cara, eu sei muito pouco em relação às diferenças entre Trotskismo e Leninismo. Além do mais, preciso ler sobre Rosa Luxemburgo.

Quanta lacuna cultural descobrimos à medida em que mais lemos!

William

Nenhum comentário: