terça-feira, 3 de novembro de 2009

Literatura Portuguesa IV - A questão da Saudade

Textos de referência:

- "Psicanálise mítica do destino português", de Eduardo Lourenço;
- "Saudosismo como movimento", de Afonso Botelho;
- Trechos de Leal Conselheiro, de D. Duarte (século XV);
- Poemas de Teixeira de Pascoaes;
- Teixeira de Pascoaes, "As sombras".

Aula do professor doutor Horácio de 3/11/09
(a interpretação é de minha responsabilidade)

TÓPICOS:
- Saudade
- Saudosismo
(Os termos não se confundem)

A questão da Saudade existe há 600 anos como forma conceitual na Língua Portuguesa (na verdade, a busca da forma conceitual). Para uma língua que tem cerca de 1000 anos é muito tempo para se buscar o conceito de um tema.

É natural que uma hora ou outra o tema iria se encontrar com o movimento simbolista, pois ambos trabalham com o inefável, o indefinível, aquilo que é difícil de se descrever.

(Perguntei se a questão da definição semântica e conceitual da palavra "saudade" é uma temática especificamente da Língua Portuguesa porque em outras línguas como, por exemplo, o inglês o termo usado é "missing", o que seria algo bem mais definido como "sentir falta de")

O professor explicou que sim, que a busca do conceito é algo bem marcado na história da nossa língua. Veja o caso do país vizinho a Portugal - a Espanha-, onde um termo em castelhano que se aproximaria da nossa palavra "saudade" seria a palavra "nostalgia". Mesmo assim, o conceito que esta palavra castelhana carrega é diferente de "saudade". Tanto que em português temos as duas: "saudade" e "nostalgia".

Já a questão do Saudosismo é outra coisa.

O Saudosismo em Portugal é um movimento para além da questão poética. É cultural, é filosófico e também político.

A QUESTÃO POLÍTICA
O ditador Antônio Salazar usou o Saudosismo como algo que definiria a "lusitaneidade", a raça portuguesa.

Durante boa parte do século XX houve um movimento por parte da intelectualidade em Portugal anti- várias coisas: antiSalazar, antiEstado, antiguerras coloniais, anticolônias etc.

Com isso, o uso político do termo por Salazar atrelou de certa forma aos poetas criadores do Movimento Saudosista uma pecha de serem estes de direita, por falarem de temáticas como raça portuguesa, lusitaneidade etc.

Teixeira de Pascoaes é um desses casos.

O professor citou como referência ao termo "saudade" no Brasil, a mesma questão do seu significado meio vago, sem definição muito clara. A música "Chega de saudade", um hino da Bossa Nova, quer dizer o que? Que quer dizer essa "saudade" que se quer findar?

ORIGEM DA PALAVRA, APARIÇÃO

O professor nos cita a obra de D. Duarte - Leal Conselheiro, de 1431 -, como sua primeira aparição na língua Portuguesa (língua que na época ainda estava em formação).

Nenhum comentário: