segunda-feira, 5 de abril de 2021

Leitura: O verdadeiro criador de tudo



Refeição Cultural

"Viver é dissipar energia para poder embutir informação na massa orgânica do organismo" (NICOLELIS, 2020, p. 47)


Segunda-feira, 5 de abril, 14h. Ainda não liguei o celular e não acessei redes sociais nem informações do cotidiano. Sei que ao entrar na Matrix vou saber das mortes e tragédias causadas pelo regime genocida que se apoderou do Brasil após o golpe de Estado de 2016. Ler por algumas horas é uma atividade essencial para a continuidade de minha existência. Enquanto leio procuro sentidos, busco significar as coisas, inclusive a minha vida.

Acabei de ler o 3º capítulo do livro O verdadeiro criador de tudo (2020), do neurocientista Miguel Nicolelis. O livro nos faz pensar muito. Ganhei o livro de presente no dia de meu aniversário, no sábado 3. Estava ansioso para ler as teses do professor Nicolelis desde que vi entrevistas com ele a respeito do livro, ano passado. A ideia é ler um capítulo por dia. O de hoje foi denso pra caramba. Minhas experiências com biologia, áreas médicas e ciências me ajudaram na leitura.

Desde o meu aniversário no sábado, estou dedicando horas para responder a cada pessoa que me enviou alguma mensagem. Dá um trabalho imenso, mas imensa deve ser a nossa gratidão a cada pessoa que se dignou a enviar uma mensagem. Passei quase duas décadas envolvido com movimentos sociais e representando as pessoas, então é importante investir horas no agradecimento e retorno a cada pessoa que me citou numa saudação ou escreveu mensagens a mim.

Voltando ao livro do professor Nicolelis, fico impressionado com o quanto é fantástica a história dos seres vivos no planeta Terra. Ao dissipar energia para agregar informação ao organismo vivo, um conceito do livro, e perceber que a vida é isso, fica pouco espaço para permitir que os mitos criados pelo próprio cérebro humano influenciem o meu ser, meus pensamentos e minhas atitudes, mesmo tendo sido criado no caldo cultural do Brasil, da minha família e dos contextos culturais por onde vivi neste meio século de existência. Sou hoje o acúmulo de informações desses 52 anos de vida.

Bom, vamos entrar na Matrix, vamos sofrer um pouco (e sem o comprimido de Soma), vamos agradecer um pouco, vamos interagir um pouco. Enfim, vamos dissipar energia para agregar informação ao que somos, um organismo vivo.

William


Bibliografia:

NICOLELIS, Miguel. O verdadeiro criador de tudo: Como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos. São Paulo: Planeta, 2020.


Nenhum comentário: