sexta-feira, 10 de junho de 2022

Formação Econômica do Brasil - Celso Furtado (III)

Primeira parte

Fundamentos econômicos da ocupação territorial

III. Razões do monopólio

Neste curto capítulo, Furtado demonstra que os espanhóis se entupiram tanto com o ouro roubado dos povos da meseta mexicana e do altiplano andino que acabaram gerando consequências econômicas negativas para a Espanha: inflação interna, excesso de importação de quase tudo e também desestimularam as atividades produtivas (século XVI). Com isso, deixaram de aproveitar as boas condições que teriam para produzir monoculturas nas colônias espanholas e seus colonos passaram maus bocados, pois a metrópole não ajudava porra nenhuma no desenvolvimento das colônias.

Os portugueses, que tinham que descobrir alguma forma de rendimento das terras do Brasil, não encontrando metais preciosos de imediato, foram para a monocultura da cana-de-açúcar, eles tinham o conhecimento das técnicas desde o século XV.

---

COMENTÁRIO

Olhando o nosso passado de invasões de bárbaros vindos do Norte (os brancos europeus eram os bárbaros invasores), e vendo o que virou o Brasil após o golpe de 2016 "com o Supremo com tudo", fica fácil entender porque o nosso país tem milhões de pessoas com fome, não tem atividade econômica que gere emprego e renda com direitos para o povo, e tem uns filhos da puta que vivem das monoculturas que devastam tudo e enchem o c... deles de dinheiro para viverem em seus palácios de cristal, alguns por aqui e outros em cidades do chamado 1º mundo. No governo central, tem um celerado que não faz absolutamente nada para apoiar o desenvolvimento dos estados e municípios e o povo está por sua conta e risco...

Será que os colonos e as senzalas vão se revoltar contra as metrópoles e as casas-grandes em outubro de 2022? O dia das eleições é o único dia que o voto da senzala vale o mesmo que o da casa-grande, mas na senzala tem muito mais gente...

Ou falando diferente:

Será que o povo vai acordar a tempo de mudar um pouco essa realidade ancestral miserável nas eleições de outubro de 2022 e eleger parlamentares de esquerda e Lula presidente?

William

---

Leia aqui comentários sobre o próximo capítulo.

Nenhum comentário: