Primeira parte
Fundamentos econômicos da ocupação territorial
VII. Encerramento da etapa colonial
Furtado termina a primeira parte do livro, que explicou os fundamentos da ocupação do território brasileiro pelos portugueses, demonstrando o quanto é antiga a vira-latice de nossas elites em relação a algum dos imperialismos dos últimos séculos.
Não é difícil entender o animal humano que ocupa a presidência do país neste momento ir lamber as botas sujas de sangue do mandatário dos Estados Unidos dias atrás ao lermos sobre a história do Brasil.
Resumindo a etapa final da colônia portuguesa, que passaria a abrigar a corte portuguesa e depois seria o Brasil independente de Portugal (e dependente da Inglaterra), temos o seguinte cenário:
Portugal consegue sair do jugo dos espanhóis (1640), mas não pode ficar sem escolher alguma potência para ser um mero vassalo. A potência escolhida para se submeter é a Inglaterra. Por uns dois séculos os ingleses farão com que Portugal e a colônia brasileira sejam um entreposto comercial deles.
Ouro de tolo - Depois do monopólio do açúcar perder força por causa da concorrência do açúcar das Antilhas, vem a etapa da extração de ouro no Brasil. Os benefícios do ouro ficaram todos com a Inglaterra. Portugal viveu com o ouro o que a Espanha havia vivido no século anterior. Não desenvolveu nada economicamente relevante enquanto teve ouro disponível para repassar tudo aos ingleses.
Mesmo após a independência, quando muda o ciclo do ouro para o do café, o Brasil seguirá muito tempo sendo vassalo de alguma potência...
Em 2022, o Brasil se veria vassalo de uma potência de novo e o seu "presidente" (biologicamente temos que reconhecer que ele é um ser humano...) beijando os pés de uma velha raposa lá no império do Norte pedindo ajuda para continuar no poder na colônia em benefício deles, dos de fala inglesa...
Nada de novo no front... o garimpo ilegal na Amazônia segue destruindo tudo nas terras brasileiras em benefício de uns poucos canalhas... uma serra inteira vai ser cavocada e desfeita em Belo Horizonte em benefício de mais algum filho da puta... e assim seguimos no século XXI
William
---
Leia aqui os comentários do próximo capítulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário