Refeição Cultural
Osasco, 15 de junho de 2022. Quarta-feira.
EDUCAÇÃO E CULTURA MUDAM AS PESSOAS; CRIAM OPORTUNIDADES, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA; AS PESSOAS MUDAM O MUNDO
Tenho me colocado a pensar formas de lidar com a realidade material duríssima em que nos encontramos neste momento da história brasileira e mundial. A humanidade está vivendo uma mudança de era e não estamos sabendo como lidar com isso.
- Um golpe de Estado em 2016 nos colocou num dos piores momentos da história do povo brasileiro e da classe trabalhadora nesta ainda colônia de exploração imperialista (o Brasil).
- O capitalismo segue como sistema hegemônico no mundo e a destruição do planeta vai inviabilizar a vida humana em breve. É preciso pensar outras formas de organização social, formas nas quais as sociedades humanas interajam melhor com os biomas e com as diversas formas de vida na Terra. Os recursos da natureza não são inesgotáveis. Já sabemos disso há muito tempo, mas o pensar de um capitalista não liga pra isso. Um capitalista pensa nele, na vida momentânea dele e foda-se o mundo e os outros.
- A tecnologia da informação (e da desinformação) está aí para ficar, ela não vai voltar atrás nem desaparecer e temos que desenvolver maneiras de lidar com ela e salvar a humanidade da manipulação imbecilizante que pode inviabilizar a inteligência do animal humano. Tenho lido diversas manifestações de intelectuais que expressam preocupação com o emburrecimento humano dos tempos atuais.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO COISAS DE SERES HUMANOS E NÃO DO "CAPITALISMO"
A tecnologia não é coisa do "capitalismo" ou outro "ismo" qualquer (essa merda chamada capitalismo existe há alguns séculos e os humanos existem há muito mais tempo). A tecnologia é fruto da inteligência humana, é o ser humano ao longo de sua história que cria tecnologia para melhorar suas condições de existência e para seu bel-prazer. Com conhecimento e tecnologia (cultura) podemos destruir a vida e o planeta e ou podemos salvar a vida e o planeta e enterrar para sempre o capitalismo e outras formas negativas de organizar sociedades humanas.
E aí, o que fazer? Ter atitude é uma das respostas básicas para um ser humano alfabetizado, politizado e que tem acesso às diversas formas de cultura que nossa espécie produz. Ter atitude e fazer de suas ideias a prática de sua vida - a prática como critério da verdade - foi um dos ensinamentos mais modificadores que aprendi no movimento sindical brasileiro.
O que eu e você podemos fazer para contribuir nessa guerra permanente entre os poucos homens do Capital (os donos do poder) versus o restante da humanidade explorada e desconsiderada por essa pequena parcela de animais humanos que inviabilizam a vida na Terra? Estudar, produzir conhecimento e compartilhar o saber o tempo todo e de todas as formas possíveis. Faço isso através de meus blogs há 15 anos, são milhares de postagens partilhando conhecimento.
EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO (CULTURA) - Acredito que a educação e o conhecimento podem mudar as pessoas e elas podem mudar o mundo através da cultura. Grandes revolucionários de nossa história acreditaram na educação e no conhecimento como ferramentas de transformação social, transformação dos seres humanos. Posso citar o nosso brasileiro Paulo Freire e o nosso comandante Ernesto "Che" Guevara como exemplos de pessoas que apostaram na educação como ferramenta de mudança social.
OS ALGORITMOS NÃO PODEM TUDO - O que fazer para enfrentar os algoritmos das redes sociais dessas big techs que nos têm como commodities para ganharem bilhões de dinheiros com nossos dados e para nos manipularem e engajarem em favor das mentiras, do ódio, do medo e dos temas negativos e de extrema-direita que engajam mais que os temas de amor, educação e cultura? Pensar formas de lidar com isso, através de redes de engajamento também. Você pode escolher as páginas e fontes que quer visitar em seu tempo livre! Escolha!
Eu tenho perfis em redes sociais e tenho páginas (blogs) na rede mundial, a internet. Eu não escrevo mentiras, é meu pacto com vocês, e compartilho opiniões e conhecimentos que adquiro estudando. Qualquer pessoa no planeta pode acessar minhas páginas e ler o que compartilho e qualquer contato na rede social idem. Os algoritmos não vão direcionar ninguém para meus textos porque eles não têm aquilo que engaja mais - ódio, mentiras etc.
Enfim, a realidade material está aí (materialismo histórico), e não vamos desaparecer com a tecnologia inventada por nós mesmos. Você que por algum motivo lê o que compartilho, pode visitar diariamente os temas de cultura e educação que produzo. Não espere que os algoritmos do Facebook ou do Twitter ou do YouTube ou do Google sugiram pra você que leia o que escrevo... isso não vai acontecer.
Estou vivo, sou um homem politizado, defendo as visões de mundo da esquerda e todo dia busco conhecimentos novos em todas as áreas do saber. Neste momento, penso que essa é uma forma de contribuir para a sociedade humana, compartilhar conhecimento do campo humanista, progressista e de esquerda.
William
Nenhum comentário:
Postar um comentário