terça-feira, 7 de junho de 2022

Diário e reflexões (07/06/22)


Refeição Cultural

Osasco, 7 de junho de 2022. Noite chuvosa de terça-feira. 


As lições que aprendi com a militância da esquerda sustentaram a minha existência até aqui

Graças ao Sistema Único de Saúde previsto em nossa Constituição Federal de 1988, tomamos a 4ª dose de vacina contra o Covid-19 e tomei a vacina contra o vírus Influenza por ser hipertenso. Não pagamos por essa proteção vacinal no posto de saúde de nosso bairro, fomos beneficiados por existir ainda neste país um sistema público de cuidados e acolhimento da população que aqui vive. Esse direito só existe porque existem pessoas do campo da esquerda e que defendem direitos universais e um Estado que proveja direitos aos cidadãos. 

Se dependêssemos do que pensam e defendem os capitalistas, liberais e direitistas não haveria direito algum e nada seria público, tudo seria serviços e produtos para quem pudesse comprar e pagar. No entanto, os liberais e direitistas também estavam lá no posto de saúde para tomar as vacinas. São uns filhos da puta hipócritas! Isso sim!

---

Dias atrás escrevi um texto onde afirmo que o Mal é a base da cultura do lugar onde nasci (ler aqui). Nele, teço minha opinião pessimista em relação ao presente e ao futuro, falo sobre o ser humano e sobre a história de exploração de nosso país continental. Um colega bancário aposentado me sugeriu em comentário que eu colocasse um pouco de dialética nos textos que faço. Pensei a respeito e ele tem razão. 

Eu deveria ao menos alternar textos onde confesso minha descrença com as coisas com textos que estimulassem os leitores que tenho a terem mais esperança e ânimo para se engajarem nas lutas sociais que caracterizam a nossa espécie. Afinal de contas, enquanto houver humanos, haverá história e a certeza que temos é que a mudança é a realidade material: tudo muda e nada é para sempre.

A grande lição de minha vida foi a convivência com os movimentos sociais e com cada militante de esquerda que trombei nessa vida. Sem essa convivência e aprendizado eu não teria chegado vivo até aqui na jornada de minha vida. Não teria. Por mais que tenha tido meus momentos de felicidade compartilhada antes dos trinta anos, amores, carinhos, amizades, a forma como via a existência não me permitiria chegar vivo até aqui. A esquerda me deu uma ética da vida, da luta, do esperançar. A esquerda me deu um como-fazer, uma prática de viver. E sou grato por tudo isso.

Ou seja, posso até fazer diagnósticos das situações miseráveis e bárbaras que preenchem o nosso mundo atual, mas a lição da esquerda é que além dos diagnósticos, temos que pensar propostas de mudanças e temos que nos envolver de alguma forma nessas buscas por mudanças. Atitude, essa é a lição da esquerda e dos movimentos sociais. Atitude! Essa é A Lição!

---

JESSE & SHURASTEY: INSPIRAÇÃO!

Termino esse registro de reflexões falando sobre o jovem Jesse e seu cãopanheiro Shurastey e seu fusca cascudo Dodongo. Eles deixaram para nós uma história inspiradora, de busca da felicidade e da liberdade. E aqui peço licença para deixar a minha opinião sobre uma das principais lições de Jesse: Atitude! Que rapaz de atitude!

Acabei de assistir a primeira temporada da viagem deles, editada por Jesse em seu canal do YouTube. Foram dez vídeos com os melhores momentos de suas aventuras desde a saída de Balneário Camboriú, com destino a Ushuaia, na Patagônia argentina, e depois a volta passando por Chile, Argentina de novo e Paraguai. Que loucura! Que loucura invejável! Estou apaixonado por eles, pelo que eles significaram no mundo! É tudo muito louco, mas tudo muito feliz, de muita liberdade... e muita sorte!

O coração fica apertado, os olhos marejados, a garganta entalada... vinte e poucos anos... um rapaz e seu golden retriever e um fuca 1978...

O tempo todo fico lembrando meus vinte e poucos anos... motos, viagens, acampamentos, estradas, cavernas, cachoeiras, rapel, saltos de paraquedas... 

A felicidade simples e pura, bruta, desses dois, Jesse e Shurastey, são demais! Não quero falar do fim da jornada deles. Quero falar da jornada deles!!! Meus sentimentos aos familiares e amig@s. Jesse, Shurastey, amo vocês!

William


Nenhum comentário: