terça-feira, 30 de junho de 2009

Corrida - tentando reencontrar a forma física

Hoje pela manhã saí para uma corridinha. Fiz uns 4 km em trote leve.

A questão fundamental é pôr em ordem o sistema cardiorespiratório e muscular.

Os estudos fisiológicos atuais dão conta de que um monte de mitos antigos já não se justificam mais. Por exemplo, fazer alongamentos estáticos antes da corrida e caminhada para prevenir lesões não encontrou resultado prático em recentes pesquisas. Estudos mostram inclusive o contrário, pode tirar resistência e força dos músculos.

Outra coisa que ouvi dos professores quando fazia Educação Física também é contestado hoje: a tese de que as camadas de gordura só eram atingidas após exercícios mais demorados, ou seja, após uns 40' de atividades, pois antes eram consumidos a glicose disponível no sangue, depois o glicogênio e em seguida outras fontes como proteínas e gorduras.

Hoje a fisiologia trata esta questão como regra matemática simples. A pessoa consome X calorias e queima Y calorias. Ganhar ou perder peso equivale à diferença entre ambas.

É isso!

Eu tenho sempre um objetivo claro quando o ano esportivo começa: melhorar o meu tempo na corrida de São Silvestre. Em 2007 fiz os 15 km em 105' e em 2008 fiz em 99'.

Meu objetivo - difícil, eu sei - é fazer o percurso este ano em 95'.

Haja treinamento nos últimos meses do ano e foco no objetivo!!

Nenhum comentário: