terça-feira, 30 de junho de 2009

O objeto da Economia: variações ao longo do tempo (e comentários da economia sob Lula da Silva - PT)


GOVERNO DE LULA DA SILVA E DO PT FOCAM O BINÔMIO DESENVOLVIMENTO-REPARTIÇÃO


Presidente Lula - 2009
Relendo meu velho livro de Introdução à economia, do professor Rossetti, vemos como variou o objeto da economia ao longo do tempo.

Adam Smith focava a natureza e as origens da riqueza.

Depois dele, David Ricardo achou que o mais importante era focar a repartição das riquezas.

Já Keynes adotou um terceiro caminho, procurando mostrar que "o objeto da Economia deveria centralizar-se na pesquisa das forças que governam o volume da produção e do emprego em seu conjunto" p.60

Keynes precisou focar o problema das flutuações da atividade econômica e da Renda Nacional, pois ele buscou soluções econômicas no auge da crise dos anos 30.

Após a 2ª Guerra Mundial, o foco mudaria novamente para a busca do desenvolvimento econômico das nações destruídas.

Em resumo:

"Enquanto os teóricos do século XVIII cuidaram da formação da riqueza e os do XIX da sua repartição, os modernos economistas preferiram dedicar-se a um objeto duplo, resultante, de um lado, do estudo das flutuações da atividade econômica e da promoção do desenvolvimento e, de outro lado, das investigações sobre a repartição da riqueza" p.61

Podemos dizer que o enfoque atual ainda se debruça e tem muito a resolver em relação ao binômio desenvolvimento-repartição.


REFLEXÕES SOBRE O GOVERNO DE LULA E DO PT (2003-2009)

A partir desses conceitos basilares de economia podemos refletir sobre os avanços sociais históricos que o governo do Partido dos Trabalhadores e do presidente Lula da Silva mostram como nenhum outro governo se destacou como este até hoje na história republicana do Brasil.

De 2003 a 2009, o país teve o maior crescimento econômico desde o período do regime militar, com a principal diferença que é ter havido repartição da riqueza nacional com o conjunto dos trabalhadores e povos mais necessitados.

Os números mostram que dezenas de milhões de brasileiros saíram das camadas mais baixas e miseráveis da pirâmide social e ascenderam para as classes C, D e E.

Outro fator fundamental foi a ressurreição da classe média, exterminada pelos oito anos de governo do PSDB, DEM e PMDB.

O governo de Lula da Silva e do PT possibilitou o aumento substancial do consumo interno brasileiro e isso foi fundamental para o Brasil continuar sendo o país que melhor se saiu nos últimos meses frente a atual crise financeira e econômica mundial.

É conscientizar agora a população sobre esses avanços históricos para que mantenhamos o projeto nas eleições presidenciais de 2010.


Post Scriptum (2014)

Na eleição em questão no texto, correu tudo bem e o programa do Partido dos Trabalhadores seguiu sua trajetória.


Presidenta Dilma e candidata
à reeleição em debate no SBT
em 1º/set/2014
Estamos agora às portas das eleições 2014 e eu sigo não tendo nenhuma dúvida de que o melhor programa de governo para os trabalhadores e o povo brasileiro é o do PT porque o Brasil conseguiu com Dilma Rousseff atravessar os 4 anos de mandato em meio à maior crise do capitalismo mundial desde 1929 e seguiu aumentando o nível de emprego e a distribuição de renda a partir do mundo do trabalho e com programas sociais.

Não acredito em bravatas e facilidades alardeadas pelo partido que destruiu os bens públicos e os direitos dos trabalhadores, o PSDB, muito menos candidaturas que se disfarçam como apolíticas como o caso da sra. Marina do PSB (na coligação partidária Fiesp/Itaú).

Nenhum comentário: