segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Leitura: O que é o contemporâneo? - Giorgio Agamben




Refeição Cultural

Leitura do texto para a disciplina de Vanguardias y Contemporaneidad, matéria ministrada pela Profa. Dra. Idalia Arnaiz. Ao ler o texto, anoto pequenos excertos que achei interessantes.

Apresentação do livro

Na apresentação do livro, feita por Susana Scramim e Vinícius Nicastro Honesko (o tradutor), nos é informado sobre o que será abordado pelo autor nos três ensaios presentes na obra. 

Em relação ao texto sobre o contemporâneo, há uma explicação interessante sobre o conceito que Agamben vai desenvolver no ensaio.

"Para o filósofo italiano, o contemporâneo que se pode entrever na temporalidade do presente é sempre retorno que não cessa de se repetir, portanto, nunca funda uma origem e, com isso, se aproxima da noção de poesia. Por isso, Agamben, em O que é o contemporâneo?, recorre ao poema, de 1923, intitulado O século, do poeta russo Osip Mandel'stam, para novamente enunciar sua tese de que a poesia define-se por ser retorno..." (p. 19)

E apresentam mais adiante uma citação do próprio Agamben: "(...) a poesia, portanto, é sempre retorno, mas um retorno que é adiantamento, retenção e não nostalgia ou busca por uma origem; é um caminhar, mas não é um simples marchar para a frente, é um passo suspenso..."

e ainda:

"(...) o poema se define no seu fim. Para Agamben a poesia é esse movimento do olhar para trás operado no poema e, portanto, um olhar para o não-vivido no que é vivido, tal como a vida do contemporâneo. O voltar-se para trás, suspender o passo, ver o escuro na luz, entrever um limiar inapreensível entre um ainda não e um não mais e compreender a modernidade como imemorial e pré-histórica são algumas das fraturas, das cisões no tempo com as quais o sujeito, o poeta, tem que lidar." (p. 19/20)

(leitura continua depois...)

Nenhum comentário: