segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Leitura: El espíritu de la ciencia-ficción (2016), de Roberto Bolaño




Refeição Cultural

A leitura desse romance (de formação) de Roberto Bolaño se deu dentro do contexto de estudo do autor em uma matéria de graduação da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo. 

A disciplina exigirá dos alunos a leitura de obras completas ou fragmentos de algumas obras do autor e textos críticos relativos a ele e sua obra para discussão em sala de aula.

Bolaño faleceu precocemente aos 50 anos de idade (em 2003). Já era um escritor bem estabelecido e conceituado quando morreu vitimado por problemas de saúde e sua produção continuou a ser publicada postumamente. Sua vida e carreira se deu no eixo Chile, México e Espanha.

A leitura desta obra foi marcada por um momento pessoal inadequado para estudos de literatura. Por mais que eu queira me dedicar ao mundo das Letras, que tanto amo, é difícil me desligar da tragédia por que passa o Brasil, em fase de desfazimento por parte dos corruptos e fascistas que tomaram o poder por golpe e ocupação dos órgãos do Estado.

"- Hablemos de su monumental y maravillosa obra, pero en serio.
Mi obra, como usted la llama, comienza en el tercer piso de la Academia de la Papa o de la Patata, en la vieja Santa Bárbara, al lado de la cordillera de los Andes. Es la historia del hijo de Juan Gonzales, llamado Boris, alumno-ayudante de la Universidad Desconocida, un muchacho común y corriente..." (p. 69)

O romance se apresenta em três dimensões que vão se intercalando de forma fragmentada. Uma jornalista entrevista um jovem escritor premiado, que narra um pouco da estória de seu romance; a história de dois jovens escritores chilenos - Remo e Jan -, exilados na cidade do México (DF) após o golpe de Estado e ditadura de Pinochet, narrada por Remo; e as cartas que Jan escreve para escritores norte-americanos de ficção científica.

"(...) ¿Que por qué escribo cartas?... Tal vez sólo por molestar o tal vez no... Tal vez me he vuelto loco de tanto leer novelas de ciencia-ficción... Tal vez éstas sean mis naves NAFAL... En cualquier caso y por encima de todo reciba usted mi eterno agradecimiento.
   Un abrazo,
   Jan Schrella" (p. 96)

O romance tem como temas centrais a questão da produção literária em si, reflexões sobre os gêneros literários, a difícil arte de ser escritor e se sustentar nesta profissão, o mundo das letras e das leituras literárias. Para um leitor do clássico Dom Quixote, basta ler o trecho que citei acima, de uma carta de Jan, para identificar a referência à obra de Cervantes e nosso eterno cavaleiro manchego, enlouquecido de tanto ler estórias de cavalarias. 

Tem passagens muito interessantes no romance. As cartas do personagem Jan aos escritores de ficção científica, por exemplo, são direcionadas para escritores da vida real. Eu fui pesquisar na internet cada um deles e a produção literária dos autores é impressionante. Além de premiados, alguns têm uma centena de obras. Como somos ignorantes... nunca ouvi falar de nenhum deles!

Enquanto Jan vive no claustro, quase nunca sai do quarto onde estão, Remo perambula pela gigante cidade do México, numa espécie de investigação a respeito da grande quantidade de revistas literárias produzidas à época, anos setenta.

Temos ainda as descobertas do amor e do sexo, a questão das drogas na adolescência, do álcool, da falta de recursos e da busca por um lugar ao sol, ao se fazer aquilo que se quer.

Vamos para os próximos textos de Bolaño. Já adquiri mais livros do autor e pretendo conhecê-lo melhor.

--------------------------------

Apresento a seguir a programação sintética da disciplina Literatura Latino-americana: Bolaño em contexto latino-americano, constante do site da faculdade:

FLM0634

2° Semestre 2019.

Quartas-feiras: 19:30h

OBJETIVOS: A partir da leitura e comentário de momentos selecionados da obra de Roberto Bolaño, a disciplina pretende discutir problemas estéticos, éticos e ideológicos do que poderíamos chamar de sua poética. Esses aspectos serão colocados em relação com a cultura latino-americana contemporânea. O curso se propõe também a dialogar com uma bibliografia teórica e específica que será veiculada dentro do programa e ao longo do semestre.

CONTEÚDOS:

- Bolaño: uma trajetória transnacional e a construção de uma biblioteca monumental.

- El espíritu de la ciencia-ficción, o romance de formação e a dimensão ético-política da ficção científica.

- Monsieur Pain, entre o gênero policial e a procura de uma leitura da História contemporânea.

- Llamadas telefônicas (seleção). Cultura e realidade latino-americana.

- Nocturno de Chile. A literatura diante do mal-estar da pós modernidade.

- Putas asesinas (seleção). Formas do vagabundeio e de vertigem em Bolaño.

- El gaúcho insufrible (seleção). Releituras latino-americanas e a finitude.


Fonte: edisciplinas.usp.br

-------------------------------

Post Scriptum (24/9/19):

Releitura da postagem. Já li o livro Monsieur Pain, já quase reli inteiro este livro da postagem, O espírito da ficção científica", agora em português, e já estou na leitura do terceiro livro, Llamadas telefónicas. Hoje, conheço um pouco mais o autor em relação ao início do semestre. Também já vi algumas entrevistas dele na internet. Muito interessante ver o próprio escritor falando a respeito de suas obras e do que ele pensa do mundo. Seguimos buscando conhecimento pessoal e, quem sabe um dia, encontrar um pouco de felicidade e prazer.

Nenhum comentário: