quarta-feira, 13 de março de 2024

Diário e reflexões



Refeição Cultural

Osasco, 13 de março de 2024. Quarta-feira.


Dias entre coisas amenas e coisas graves...


ESTUDOS SOBRE SAÚDE SUPLEMENTAR

Andei lendo nos últimos dias um livro técnico sobre saúde suplementar. Imagino que poucas pessoas leem um livro desse tipo, inclusive o segmento que trabalhe com saúde suplementar. A vida é muito corrida e provavelmente o tempo das pessoas que estão na fase de venda de suas forças de trabalho seja gasto na correria de fazer coisas automáticas do cotidiano, com pouco tempo para estudo e reflexão. E ainda tem a opção por ficar horas na internet nas horas nas quais as pessoas não estariam trabalhando...

O livro é muito bom na questão de conceitos técnicos sobre a área que descreve e o autor escreve bem. Como sou um homem de esquerda percebi o tempo todo o quão liberal é o autor, defensor incansável do livre mercado, do mercado que se regula sozinho e do quanto deve-se evitar que governos interfiram em mercados. O livro é sobre saúde suplementar e o autor acredita piamente que saúde é uma mercadoria. Tudo bem, isso faz parte da linha hegemônica da sociedade na qual vivo. 

--------------------

SAÚDE NÃO É MERCADORIA

Claro que discordo dessa leitura: saúde não é mercadoria. Mas não posso deixar de estudar e conhecer a realidade por causa disso.

--------------------

Não vou conseguir terminar a leitura antes de um bate-papo que fui convidado a fazer com gestores e operadores de uma autogestão em saúde nesta semana. Mas depois vou terminar o livro, só tenho a ganhar com a leitura, com a atualização de um conhecimento técnico que adquiri por representar um grande segmento de pessoas quando fui gestor de uma autogestão em saúde. Soma-se a esse conhecimento de sistemas de saúde o fato de eu ter estudado por um tempo áreas de saúde, o que ampliou minha visão sobre o tema.

---

POLÍTICA NO BRASIL (CHEIRO DE IMPUNIDADE NO AR)

Vendo a movimentação do mundo da política, eu fico pensando com meus botões o que se poderia ler nas entrelinhas do que é dito e narrado pelos mais diversos segmentos da sociedade e mais diversificados meios de comunicação. O momento histórico da sociedade humana é hegemonizado pela pós-verdade, pela capacidade dos agentes de imporem suas narrativas sejam elas baseadas em fatos e evidências ou pura ficção, mentira, opinião - fake news e desinformação em massa.

Eu estudo um pouco de comunicação, política e história faz umas três décadas, pelo menos. Algumas coisas que a gente vai vendo se repetir ao longo da vida vão ficando chatas, previsíveis e nos fazem avaliar que certas coisas acontecidas não foram acasos, foram planejadas e esperadas pelos agentes envolvidos. A não prisão do genocida que ganhou de presente em 2018 a presidência da república de um dos maiores países do mundo me dá a impressão que é por algum motivo que não querem dizer: querem que ele fuja.

As desculpas são as mais diversas para se adiar a prisão do líder da tentativa de novo golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023 e permanente líder e incentivador de dissolução da frágil democracia brasileira, e as desculpas são defendidas pelos mais diversos segmentos à esquerda, centro e direita. O espectro político ao qual pertenço, a esquerda, está repleto de gente que acha que o criminoso deve ficar solto enquanto durarem as fases intermináveis de investigações e oitivas etc etc. Mesmo enquanto ele e seus "parsas" destroem provas e ameaçam prováveis testemunhas.

Eu tenho a impressão que não querem e não vão prender Bolsonaro. Estão com medo de prenderem o sujeito, é o que leio nas entrelinhas. Medo ou não querem, para contemporizar com a elite golpista.

Estão todos esperando e torcendo para que ele fuja, facilitando a vida dos segmentos políticos e sociais que não pertencem aos seculares círculos do poder real no Brasil - a casa-grande e o entorno comprado por ela nas estruturas do Estado - segmentos que preferem há séculos adiar o confronto armado e definitivo entre a elite canalha e a massa de gente explorada e miserável - afrodescendentes e os demais pobres excluídos dos direitos da cidadania. A esquerda, a intelectualidade progressista, as lideranças de movimentos sociais sabem que novos golpes virão, que a injustiça vai seguir aumentando contra a nossa gente fora do 1%, mas não querem organizar o confronto final entre nós e eles. E assim eles sempre darão novos golpes e novas tomadas de poder na marra. 

REVOLUÇÃO À DIREITA NO BRASIL

Eu tenho uma leitura que o regime liderado por Temer e Bolsonaro, por sete anos, realizou uma revolução, uma revolução conservadora e também reacionária, conservadora no sentido de manutenção absoluta do poder desses segmentos seculares de todas as estruturas do Estado nacional, públicas e privadas, e reacionária no sentido de desfazer as conquistas que haviam sido conquistadas pelas massas e classes subalternas em mais de um século de lutas em todas as áreas da cidadania. 

Bolsonaro, seja um imbecil ou não, um desqualificado ou não, liderou a revolução à direita que desfez nossos direitos políticos, econômicos e sociais e ele não fez nada do que fez "dentro das quatro linhas". Tudo foi na força, na imposição, de forma autoritária e o nosso lado ficou vendo, ameaçando reagir de forma insuficiente e burocrática e chorando pelos cantos.

É o que penso, sinceramente. Espero muito ser uma leitura exagerada e errada. Errar é humano. Ficarei muito feliz se tudo correr conforme deveria correr, os processos acontecerem, os direitos de defesa e as condenações desse criminoso e de sua corja de criminosos de longa data serem respeitados etc, e torço para ver a justiça prevalecer ao final como deveria acontecer com qualquer pessoa. 

NOSSA HISTÓRIA É DE IMPUNIDADE PARA A CASA-GRANDE

Mas a história da impunidade para essa gente da casa-grande fala mais alto no Brasil. 

Aqui só pretos e pobres vão presos e morrem diariamente em penas de morte decretadas pelos capitães do mato fardados, morrem nas mãos da justiça presos sem nunca serem sequer julgados, perdem direitos, vivem na merda... essa é a história da gente da nossa classe, da classe trabalhadora, a gente que tem cor - que tem que justificar a cor! -, gente que tem o alvo desenhado em si desde que nasceu.

Feito o registro de minhas impressões e reflexões do dia.

William


Post Scriptum: é engraçado, pra não dizer que é triste... nesta semana de eleições em uma entidade corporativa que conheço, tem três chapas concorrendo. Em duas delas, tem gente que praticou mentiras e fake news contra mim, e estão por aí livres leves e soltas. As forças políticas das três chapas já se beneficiaram de alguma forma de invenções criadas para assassinar minha honra e história. A política é assim. Não deveria ser, mas é assim.


Nenhum comentário: