domingo, 31 de março de 2024

Diário e reflexões - Março



Refeição Cultural - Março

Osasco, 31 de março de 2024. Domingo, fim de noite.


O que marcou o meu mês de março?

A cada dia que passa vejo o quanto meu blog contribui de alguma forma para minhas reflexões e aprendizagem sobre os mais diversos temas da cultura e saber. 

Quando estou na produção de um texto, contribui na pesquisa que faço para não escrever algo incorreto ou sem sentido; quando estou relendo textos passados, contribui na avaliação que faço se ainda penso daquele jeito ou se minha percepção do tema mudou ou evoluiu. 

Hoje, gostaria de ter uma coletânea de pensamentos meus anteriores à criação do blog. Eu tenho muitos textos escritos e perdidos pela casa, textos que procuro e não acho. 

Ao ver que meus textos ainda são lidos por muitas leitoras e leitores, mais responsabilidade tento ter a cada postagem que faço.

---

MARÇO

Pensando sobre o que de fato aconteceu ou não aconteceu e poderia ter acontecido e que tenha alguma relação comigo neste mês de março, de imediato penso na questão dos 60 anos do golpe de 1964, nas eleições da Cassi, na minha participação no planejamento de uma importante autogestão em saúde, nas mídias que vi ou li e que me trouxeram conhecimentos e ou visões novas sobre a existência.

---


1. 60 ANOS DO GOLPE DE 1964

Acabei de voltar da 4ª Caminhada do Silêncio - 31/03, 60 anos do golpe militar de 64, para que não se esqueça, para que não continue acontecendo -, manifestação em São Paulo que se concentrou no antigo DOI-CODI/SP, na Rua Tutóia, e caminhou até o Monumento em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos, no Portão 10 do Parque do Ibirapuera. Foi uma manifestação marcada por muita emoção e indignação. Fico feliz de poder ter participado!

Esse tema da história do Brasil marcou o meu mês de março. Eu fui uma das pessoas que se chateou com Lula e que até agora tenta fazer os cálculos a respeito da tomada de decisão do nosso governo de não aproveitar a data dos 60 anos do golpe para homenagear as vítimas da ditadura e reforçar a fé na democracia, golpe que afundou o país e a vida do povo por décadas num regime de exceção com violência do Estado, morte de opositores e censura.

Lula é um gênio da política, um estadista, um democrata e um pacifista, Lula é minha referência desde que passei a votar e desde que virei dirigente sindical e estudei a história do movimento cutista e petista. Dito isso, afirmo que sigo apoiando e confiando em nosso líder. Um presidente de um país tem muito mais informações que nós, muito mais! Lula deve saber o que está fazendo.

---

2. ELEIÇÕES NA CASSI

Neste mês de março ocorreram as eleições para renovação de parte da direção e conselhos de nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi).

A diretoria de planos de saúde e as vagas do conselho deliberativo tiveram três chapas concorrentes, o mesmo para as vagas do conselho fiscal. O resultado das eleições foi divulgado no último dia 25 de março.

Essas eleições na Cassi mexem comigo. Eu fui gestor eleito da autogestão e passei a ter um sentimento de amor pela Caixa de Assistência desde que lá estive. Eu mergulhei por quatro anos na história e no fazer-saúde da associação de uma forma sem retorno. A Cassi passou a ser para mim uma mãe, uma filha, uma relação do coração. Sofro sempre que acho que a Cassi poderia estar melhor.

A chapa eleita foi a chapa organizada pelo nosso sindicato de base, o sindicato ao qual tenho uma relação de mais de três décadas de vida bancária. Apesar de ser um sindicalizado e de ter sido diretor da entidade sindical por 4 gestões e de ter sido diretor eleito da Cassi, a direção do sindicato optou por não ouvir a minha opinião sobre as eleições Cassi em 2020, 2022 e agora. 

É uma opção da direção, principalmente do Coletivo BB, do qual faço parte de sua história. Pelo papel que desempenhei como dirigente nacional da categoria, da corrente política e do próprio fórum, poderia questionar a conduta, internamente. Mas não é de minha personalidade fazer isso, jamais faria.

Nestas eleições da Cassi, uma das gestoras eleitas é uma das responsáveis pelas mentiras (fake news) inventadas contra mim em carta assinada em redes sociais desde os primeiros meses de trabalho em 2014. Ela faz parte de um dos principais grupos políticos à direita no movimento da comunidade BB. As mentiras inventadas por ela foram as mesmas usadas em carta anônima usada num lawfare contra mim. 

Desejo sucesso à nossa Caixa de Assistência, pois a Cassi é responsável pela vida de mais de meio milhão de pessoas.

-

3. COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS DE GESTÃO EM SAÚDE

Meu mês de março foi marcado também pela participação no planejamento estratégico de uma importante autogestão em saúde, a Unafisco Saúde do Sindifisco Nacional, Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. 

Eu tenho um compromisso ético com a classe trabalhadora à qual faço parte: compartilhar todo o conhecimento e experiência que adquiri ao longo da vida, principalmente durante meus estudos como dirigente sindical dos bancários e, na medida do possível, de forma gratuita. Este blog é uma ferramenta utilizada para isso, compartilhar o que sei e minhas opiniões sobre as questões da sociedade humana.

Ao ser convidado para compartilhar a experiência de ter sido gestor de uma autogestão em saúde dos trabalhadores, tratei logo de acertar qual seria a melhor forma de contribuir. E deu tudo certo, fui acolhido pela direção do Sindifisco e suas equipes com carinho e respeito. Fiquei encantado com o trabalho que eles estão realizando lá. Desejo muito sucesso a eles.

---

4. MÍDIAS DE CULTURA

O mês de março também foi um mês de aquisição de conhecimentos, de estudos e de novas formas de pensamento. 

Após visitar Cuba novamente em fevereiro, e estar em contato com Frei Betto, passei a ler um pouco a respeito do grande intelectual dominicano e passei a ler sua obra também.

Neste mês de março, consegui ler umas 150 páginas da biografia que tenho de Frei Betto. Já li o primeiro livro dele que trouxe e vou ler três obras do dominicano nos próximos meses.

Vi filmes que me deixaram pensativo neste mês. Tenho escrito comentários no blog sobre filmes que mexem comigo. 

Como disse, ao utilizar o blog para escrever sobre livros, filmes, revistas, estudos que faço, acabo desenvolvendo saberes novos e autocrítica. Até os animes que tenho visto com esposa e filho têm me trazido reflexões interessantes.

É isso. Sigamos estudando diariamente.

Encontrei muitas respostas para questões que pautaram buscas de décadas de meu viver. Estou pensando em novos questionamentos para seguir com minhas buscas.

Agora, busco mais conhecimento e busco motivos para seguir. Os laços familiares são os motivos mais fortes para seguir neste momento. 

Quero mais motivações, as coletivas.

William


Nenhum comentário: