Refeição Cultural - CartaCapital nº 1303
Osasco, 31 de março de 2024. Domingo.
ANISTIA DE NOVO, NÃO
Depois de semanas sem conseguir ler uma revista inteira, li a edição 1303 de CartaCapital. Reportagens e artigos excelentes, como sempre!
A matéria de capa me faz ter a leitura pessoal que haverá o inverso do que se clama, ou seja, os golpistas maiores - os fdp de sempre - ficarão impunes, serão anistiados...
Essa história de se escolher uns três ou quatro desgraçados para serem sacrificados para aliviarem a pressão pelas merdas já feitas da casa-grande e esquecer o que centenas de fdp fizeram e fazem e farão sempre em relação a novos golpes e novos processos de ferrarem com o país e o povo já deu pra minha paciência! Já deu!
Na minha opinião, a gente tinha que entender que o tempo de conciliação de classe acabou! Acabou! Agora a fase é outra no mundo, no capitalismo. A fase é do 1% nos eliminar! Caralho, vamos seguir permitindo isso sem reagir? Vamos seguir na base de nossos corpos versus as balas e bombas deles?
DIREITOS DEVEM SER DEFENDIDOS
O artigo do advogado e professor Pedro Serrano mexeu tanto comigo que me deu o mote para um longo artigo sobre a luta por direitos, que não são coisas naturais e sim criação humana e por isso precisam ser defendidos. Meu artigo é também um desabafo, mas paciência! (ler artigo aqui)
MORTE DOS CORAIS NOS OCEANOS
A matéria sobre a emergência climática e a consequente morte dos corais nos oceanos por causa do aquecimento de 1 a 2ºC das águas marinhas (já subiu 1,2ºC) é daquelas de fazer o comportamento humano ou desistir das lutas e ligar o foda-se ou ficar desesperado para fazer alguma coisa para interromper e reverter o processo.
LUTA PELA ÁGUA E COMIDA NO MUNDO
A matéria seguinte "Cuidado compartilhado" (p. 30/31) aborda o tema das reservas e ambientes no mundo que podem ser motivo de disputas violentas entre países e corporações ou podem ser motivo de se criarem e fortalecerem instituições multilaterais para um convívio pacífico entre os povos do mundo...
Pelo andar da carruagem, estamos ferrados... a realidade demonstra que a ONU e as instituições criadas para processos de convivência em paz após a 2ª GM perderam o poder de interceder e agora o que vigora é a força e as armas e a violência dos impérios...
ECONOMIA
As matérias da seção de economia estão excelentes.
O Brasil só não se ferrou mais ainda com os efeitos climáticos porque o governo Lula (PT) está reconstruindo os estoques reguladores de comida, o que ajuda no controle da inflação dos alimentos. Mas não tem muito efeito nos hortifrutis, que precisam ser descentralizados na produção por todo o país.
O artigo de Paulo Nogueira Batista Jr. - "O Brasil e o jardim Europa" - é daqueles que nos assustam porque ele que é alguém que está sempre ao lado do governo Lula se mostra inconformado com a sandice de se manter o desejo de concluir o acordo ruim UE-Mercosul, onde só quem ganha é a Europa com sua visão neoliberal e neocolonial de mundo. Eles são o jardim do mundo e o resto do mundo é a selva, segundo o negociador da União Europeia.
Por fim, excelente estudo - "Para o bolso dos patrões" (p. 38) - que mostra que o país e o povo só se ferraram com as desonerações para os 17 setores de empresários que ficam mais bilionários enquanto a previdência pública empobrece e os empregos diminuem nos setores beneficiados. Que merda!
NOSSO MUNDO
Seção que adoro! Nesta edição, enquanto eu lia sobre a vitória de Putin na Rússia, via pela imprensa o massacre que fizeram lá após a vitória do novo czar. O atentado terrorista deve ter dedo de muita gente da disputa global de hegemonia...
Duas matérias que abordam os EUA - sobre o TikTok e sobre as eleições - relembram o que a gente já sabe a respeito dos Estados Unidos... ai ai ai! Façam o que eu mando e não questionem o que eu faço...
PLURAL
As reportagens da seção de cultura me fizeram pegar Shakespeare pra ler. Estou terminando "Ricardo III" por causa da matéria "Rei morto, rei ressuscitado" à página 50.
---
Enfim, é sempre bom ler a revista semanal liderada pelo Mino Carta. É um excelente resumo escolhido pela redação da revista.
William
(agora vamos para a Marcha do Silêncio me somar às pessoas que lutam pela justiça e pela memória brasileira para que a ditadura nunca mais volte e para reforçar nosso clamor contra anistia aos golpistas do passado e do presente)
Post Scriptum: comentários sobre leitura da revista CartaCapital (a nº 1293) podem ser lidos aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário