sábado, 2 de março de 2024

José Martí: O Apóstolo da Independência de Cuba

 


Refeição Cultural

Nesta entrevista que fiz com o senhor Luis Caballero, um cubano revolucionário e historiador, ele nos conta a história de José Martí, figura humana extraordinária, e Apóstolo da Independência de Cuba, e acabamos por conhecer a própria história do povo cubano, um povo criativo e altivo, com amor-próprio e um espírito de liberdade que incomoda os imperialismos há séculos.

Estive pela segunda vez em Cuba e, a cada visita, mais fico interessado em estudar e conhecer a história desse povo rebelde e amoroso, que só quer viver a vida do jeito que eles mesmos definirem, sem a interferência impositiva de outras culturas como fizeram e fazem os países centrais do capitalismo.

O bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos há 63 anos é um bloqueio assassino, de lesa-humanidade, e o mundo assiste a isso da mesma forma que assiste hoje ao genocídio do povo palestino por parte do governo sionista do Estado de Israel. O mundo e os povos precisam de paz, precisam de uma nova forma de relação entre as sociedades humanas e o próprio planeta Terra.

Além das dificuldades econômicas e sociais que Cuba enfrenta de falta de gêneros básicos à vida no século XXI por causa do bloqueio do império norte-americano, o país enfrenta consequências sérias da emergência climática por estar em uma região do planeta que sofre com tufões e furacões, calor extremo e todas essas questões climáticas afetam diretamente a manutenção das condições de vida na ilha.

Enfim, ouçam o senhor Luis falando um pouco da história de Martí e do povo cubano, história que está interligada com a história de Cuba, tanto a Cuba colônia espanhola quanto a Cuba revolucionária de Fidel Castro e os demais revolucionários, que antes de serem socialistas, eram martianos.

Nosso entrevistado fala o espanhol cubano e com um pouco de atenção é possível a compreensão porque o senhor Luis mantem contato com o povo brasileiro há muito tempo.

William Mendes


3 comentários:

Miriam Goes Shibata disse...

Maravilhoso!! Parabéns!!!

Valsa disse...

Que maravilha!!!

William Mendes disse...

O senhor Luis é uma pessoa incrível. de uma energia e um vigor patriótico que nos fazem ter desejo de ser como ele!

No domingo passado, na casa dele em Havana, ele me chamou para assistir a um programa de história que abordava a participação dos cubanos na guerra de libertação em Angola e ele vibrava de uma maneira que eu fiquei encantado! Coisa linda!

Abraços, companheiras Miriam e Marili!

William