quarta-feira, 6 de março de 2024

Cuba (III)


Frei Betto em Cuba (2024)

Refeição Cultural

Osasco, 6 de março de 2024. Quarta-feira.


Uma das presenças marcantes na 32ª Feira Internacional do Livro de Havana, em Cuba, ocorrida neste mês de fevereiro, foi a de Frei Betto. O intelectual brasileiro tem uma longa história de solidariedade e amizade com Cuba e o povo cubano. Ele é muito querido no país socialista.

Ter estado em uma feira do livro na qual estava presente Frei Betto foi algo marcante. No meu caso específico, aumentou a minha impressão de que sou um homem de sorte, pois ao estar em Cuba com uma amiga do escritor - Telma Araújo -, tive a oportunidade de ouvir duas palestras dele e uma entrevista, além de conversarmos um pouco durante três dias.

Instituto Superior de Relaciones Internacionales
"Raúl Roa García" (ISRI).


Palestra para estudantes de diplomacia

O primeiro contato com essa figura extraordinária foi no Instituto Superior de Relaciones Internacionales "Raúl Roa García" (ISRI), numa palestra que o Frei ministrou para estudantes da carreira diplomática cubana e demais convidados.

O conteúdo da palestra foi inesquecível! Muita aprendizagem. Um conceito belíssimo dito por Frei Betto foi este: "Não tem que tolerar a religião dos outros, tem que respeitar".

Também me marcou o ensinamento de que devemos sempre levar um livro conosco para onde quer que tenhamos que ir, pois mesmo imaginando que não teremos tempo de ler, a gente acaba lendo, e isso fará a diferença em nossas vidas.

Depois o Frei explicou a diferença entre Ética (Universal) e Moral (usos e costumes locais), falou sobre a questão da "Ignorância invencível" e muitos outros conceitos interessantes, inclusive a questão da ética = pathos, e a visão ética de se colocar no lugar dos outros.

Hotel Nacional de Cuba.


Encontro com Frei Betto no Hotel Nacional

Já no segundo encontro com Frei Betto, no Hotel Nacional, ele me presenteou com um livro que havia ganhado e já havia dado uma olhada nele, pois é um livro que fala sobre Cuba e o Frei disse que ao saber que estou estudando a história do país achou que o livro teria mais utilidade comigo. Fomos juntos para a Fortaleza San Carlos de la Cabaña, local da Feira do Livro, pois ele havia convidado Telma para ir de carona consigo.

Foi fácil compreender a doação do livro e o desprendimento do Frei, pois no dia anterior havia ouvido a explicação sobre o desprendimento como uma qualidade nas pessoas. Ernesto Che Guevara e Francisco de Assis foram os exemplos citados na explicação. Francisco de Assis ao fazer a opção pelos artesãos prejudicados pelos teares de seu pai e Che ao abrir mão do conforto e sucesso como herói e ministro de Cuba, e de sua esposa e filhos, para lutar por outros povos explorados, lutar pela revolução mundial.

Talvez depois faça uma postagem com a síntese do que anotei das palestras de Frei Betto aos estudantes da diplomacia cubana e na Feira do Livro.

Frei Betto na 32ª Feira Int. do Livro de Havana.


Palestra de Frei Betto na Feira do Livro de Havana

Num terceiro evento com o Frei Betto, Telma Araújo e eu passamos boa parte do dia com o dominicano. Novamente, pude aprender mais coisas com o mestre ao ouvir uma entrevista dele.

"A pessoa não está navegando na internet, ela está naufragando porque é uma leitura diferente dos livros que têm início, meio e fim" (Frei Betto)

Amigas e amigos leitores, a viagem a Cuba para participar da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana foi uma experiência de provocação intelectual e de muita reflexão. Sempre tive a humildade de confessar minhas imensas lacunas culturais, pois passei boa parte da vida adulta sem tempo para ler tudo que gostaria.

Já estou firme na leitura da biografia
de Frei Betto, com prólogo de Fidel Castro.

Não havia lido ainda um livro de Frei Betto, por exemplo. Mas vejam como nunca é tarde para a leitura e para a busca por novos conhecimentos. Já li o primeiro livro dele ¿Todavía es útil el Marxismo?, que ganhei na Feira do Livro de Havana. 

Aliás, ganhei quatro livros do escritor e vou ler todos eles e comentar aqui no blog, é o mínimo que posso fazer para compartilhar esses novos conhecimentos.

E como os temas e os gostos nos unificam - Cuba, Fidel, Frei Betto, Revolução Cubana, socialismo, leitura de livros, amig@s de esquerda etc - hoje mesmo ganhei um dos livros que mais quero ler de Frei Betto, em espanhol, Fidel e a religião - Conversas com Frei Betto (1985), da amiga e militante Miriam Shibata. Viajamos juntos para Cuba ano passado.

Aliás, falando do grande líder da Revolução Cubana, a biografia de Frei Betto que estou lendo é iniciada com um prólogo dele, Fidel Castro. Um texto pra lá de emocionante!

É isso! Mais uma postagem compartilhando com vocês as novas experiências vividas em Cuba, e convidando cada uma e cada um a conhecer a República Socialista de Cuba e o povo cubano.

William Mendes


Post Scriptum: o texto anterior dessa série sobre a minha 2ª viagem a Cuba pode ser lido aqui.


Nenhum comentário: