quinta-feira, 21 de março de 2024

A cultura da impunidade dos poderosos



Refeição Cultural

Osasco, 21 de março de 2024. Quinta-feira.


OPINIÃO

Em 2019, comprei uma revista sobre bilionários brasileiros para dar uma olhada no conteúdo daquela coisa asquerosa. Senti nojo até para pôr a mão naquilo porque o que sinto sobre essa pequena parcela de animais humanos que desgraçam o mundo vem desde a minha infância. Não era politizado, mas sentia que tudo que havia de mal na sociedade humana tinha o dedo dessa gente por trás.

Era o primeiro ano do regime de extrema-direita do amante de torturadores no Brasil. Alguns meses depois da publicação da revista viria a maior pandemia que a humanidade enfrentou em um século de pandemias: a Covid-19. Milhões de pessoas morreram e o mundo parou por um tempo. 

Foram tempos difíceis para a imensa maioria do povo brasileiro. Tivemos uma conjugação histórica desfavorável durante a pandemia que matou oficialmente 700.000 pessoas: o regime negacionista e corrupto no poder e um grupo de apoiadores dessa gente bilionária que usou o regime extremista para acelerar seus ganhos e aumentar seu patrimônio às custas da desgraça de toda uma nação. Foi um azar danado o nosso!

---

IMPUNIDADE: NÃO PEGA NADA PARA OS RICOS

Nesta semana, as mulheres e os homens que comemoravam a condenação de um ex-jogador de futebol à prisão por estupro na Espanha receberam a notícia que colocou "ordem na casa" e devolveu à realidade como o mundo humano está organizado sob a hegemonia do dinheiro e do capitalismo: o sujeito já conseguiu a liberdade ao custo de mais um milhão de euros, pagos por um "parça" segundo informa a mídia. A pena já havia sido reduzida por mais um montante de dinheiro pago pelo mesmo parça.*

Para os ricos não pega nada!

Os inúmeros golpes de Estado no Brasil sempre tiveram os caras do dinheiro por trás, desde o primeiro golpe que pôs fim ao reinado de D. Pedro II por causa do prejuízo que os proprietários tiveram com a Lei Áurea, que "libertou" milhões de pessoas negras escravizadas após sequestro no continente africano. De lá adiante, sempre golpes de Estado tiveram o apoio político e os recursos dos milionários por trás, agora "bilionários".

Da minha geração até hoje, o que sei e vivi foi que nasci sob o domínio do AI.5 (1968), da ditadura implantada com o golpe de Estado de 31 de março de 1964. Depois vi a Rede Globo e a mídia dos ricos esconderem as "Diretas Já" enquanto deu e disfarçarem que apoiavam a volta da democracia. Vi manipularem debates entre Collor e Lula em favor do "caçador de marajás". 

Fui vendo as merdas em favor dos ricos ao longo da vida: a compra da reeleição para beneficiar o próprio presidente em mandato (FHC). Vi a tentativa de derrubar Lula já nos primeiros anos de mandato com a invenção do "mensalão" (hoje sabido como sendo uma operação lesa-pátria). Vi o golpe de Estado contra uma presidenta honesta, "com o Supremo com tudo". A prisão de Lula para colocar no poder a máfia em 2018. Vi muita merda ao longo de uma vida adulta no Brasil.

Eu era criança nos anos setenta e oitenta. Meus pais eram da classe trabalhadora explorada que tentava sobreviver naquelas décadas. No início dos anos oitenta, passei a odiar qualquer rico que via pela frente nas mansões onde batia para pedir para lavar o carro deles, ou nas casas enormes onde trabalhava de ajudante de encanador, ou ainda os que via na televisão esnobando aquele luxo todo.

Vejo a cultura da impunidade dos poderosos há décadas...

---

BILIONÁRIOS AUMENTAM NO BRASIL... (QUE MERDA!)

Dei uma folheada na revista de 2019, vi as propagandas de carros caríssimos, iates, jatos, joias com belas mulheres, artigos ridículos, reportagens anunciando a provável derrota de Macri na Argentina e a matéria principal anunciando que o Brasil ganhava mais 26 bilionários naquele ano, agora somando 206 pessoas donas de quase tudo no país.

O mais novo incluído na lista de bilionários era o empresário mais próximo do regime de extrema-direita que governava o país, o sujeito que andava como um papagaio de verde e amarelo. A revista era só elogios, nem uma palavra sobre os processos e os problemas que ele teve por décadas com os governos por não pagar os impostos, nem uma linha.

Outros bilionários citados seriam protagonistas um tempinho depois de uma operação contábil de fraude bilionária que afetaria uma das maiores redes de lojas do país, causando milhares de demissões e desemprego de muitas famílias brasileiras... sem problema! Os caras seguem frequentando os fancy restaurants com gente em volta paparicando eles.

Para os ricos não pega nada!

---

31/3/64 - 60 ANOS DO GOLPE

GOVERNO DECRETA SILÊNCIO A FAVOR DA IMPUNIDADE DAQUELES QUE DESGRAÇARAM O PAÍS E OS BRASILEIROS

Para finalizar as reflexões sobre a cultura da impunidade dos poderosos, fico olhando a revista dos caras que são inimputáveis, os caras que podem tudo, que nada pega contra eles, os caras que destroem a natureza, que ficam com mais da metade do PIB do país sem produzirem nada, dos caras que não pagam impostos e tributos, os caras causadores da miséria de milhões de pessoas, os caras que tiram sarro da nossa cara todos os dias... fico olhando a revista e pensando na tal conciliação de classes.

Passei as últimas décadas estudando - sempre que possível - sobre a política brasileira, nossa história, os movimentos organizados e as lutas da classe trabalhadora. Ao me tornar representante eleito de uma importante categoria profissional no início dos anos dois mil, estudei a história do Novo Sindicalismo, da criação do PT e da CUT e com o tempo fui entendendo melhor quem eu era como dirigente sindical daquele movimento.

Lula sempre foi um grande político, um líder extraordinário, um homem sábio. Ao longo das últimas seis décadas as causas populares tiveram Lula como um dos protagonistas à frente de todas as lutas por um mundo do trabalho mais justo e um país mais democrático e solidário. Isso é inegável! 

Um tempo depois que passei a estudar o movimento ao qual pertencia, entendi o que era a corrente política à qual eu militava, a Articulação Sindical. Então, afirmo que compreendo a maior parte de tudo que aconteceu em nosso campo nas últimas décadas. Nunca fomos revolucionários, sempre atuamos pela conciliação de classes.

POR QUÊ?

O que me intriga neste exato momento da história, o 3º mandato do presidente Lula, após nova tentativa de golpe de Estado há pouco mais de um ano, sabido por todo mundo até o mundo mineral, como diz Mino Carta, da participação dos militares no novo golpe, e da participação de muitos desses endinheirados de merda enaltecidos por revistas como essa que folheei, o que me intriga é por que Lula está indo contra todos nós do próprio campo político aceitando a imposição de silêncio sobre os 60 anos do golpe de 1964.

Alguns analistas políticos tentam achar alguma explicação em alguma estratégia de Lula para tamanha decisão contra o seu próprio lado, o das vítimas do golpe de 31 de março de 1964, e que evidentemente tem na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 os mesmos grupos que sempre organizam golpes no país. Por que diabos o nosso presidente está decretando silêncio absoluto do lado do Estado golpeado em 1964?

Eu tento entender como alguém que foi aculturado dentro de um movimento organizado que defende a conciliação de classes há décadas. Tento entender... mas não entendo! 

ACABARAM AS CONCILIAÇÕES DE CLASSE!

Não entendo porque desde o golpe contra a presidenta honesta Dilma Rousseff, desde a prisão por 580 dias do nosso estadista maior, prisão sem provas de crimes, desde as fraudes absurdas feitas para colocar no poder e manter aquela figura inominável na presidência da república de um dos maiores países do mundo, desde tudo isso, é sabido que a era da conciliação de classes acabou nesta nova fase do capitalismo global.

A conciliação de classes acabou! A nova fase é muito mais violenta, desumana e genocida que as fases anteriores desde o fim da 2ª Guerra Mundial e do mundo bipolar entre capitalismo e socialismo. 

Não há mais disfarces por parte dos donos do poder, esses caras agora não tergiversam em tomar decisões e mandar realizar ações que matam as pessoas do nosso lado da classe. Matam de fome, com balas e bombas, nos matam!

Eu gostaria de entender, mas ainda não consegui.

A nova fase do capitalismo e do dinheiro é a fase do cinismo e do sarcasmo de jogar na nossa cara que a cultura da impunidade dos poderosos é a que deve vigorar e quem não quiser que se lixe com isso...

E aí, vamos só nos lixar pra essa impunidade toda por aí!?

William

*Post Scriptum: ao final do dia da postagem, em busca de mais informações, soube que o jogador na Espanha, Daniel Alves, não havia pago a fiança dentro do horário definido para a soltura. E o pai de jogador famoso que deu dinheiro da primeira vez publicou em redes sociais informação dizendo que desta vez não iria dar o milhão de euros para soltar o amigo do filho. Vamos ver o que vai acontecer nos próximos dias. Na noite deste mesmo dia 21/3, no Brasil, foi preso o outro ex-jogador condenado por estupro na Itália, Robinho. Ambos jogadores foram da seleção brasileira de futebol.

Nenhum comentário: