domingo, 9 de junho de 2024

15 de 100 dias



15. Sigo em busca de mudanças, de sentidos para a existência. Estou sem pertencimento às coisas. Para seguir existindo, aliás, tenho que fazer a minha parte em relação ao meu corpo, o condutor de minha pessoa, de minha personalidade. Como o meu envelhecimento tem se mostrado desafiador, pois acredito que abusei do meu organismo animal, estou em busca de diagnósticos para identificar se tenho apenas desgastes nos quadris e mais alguns envelhecimentos de sistemas internos ou se tenho algo a mais para tentar resolver. Tenho uns exames em andamento para identificar meu estado de saúde. Estranho dizer que estou me acostumando a viver com dores... (que merda, isso!).

Como é de responsabilidade exclusivamente minha revigorar meu organismo, sei que tenho que fazer um pouco de musculação para recuperar a massa muscular perdida (sarcopenia) e tenho que atuar com periodicidade para manter e melhorar minhas capacidades cardiorrespiratória, musculoesquelética e circulatória, é minha obrigação manter esses sistemas em bom funcionamento. Correr, andar e pedalar são as minhas preferências em relação a isso, atividades aeróbicas. Desde que iniciei esse período de 100 dias, pratiquei atividades físicas em 9 dias, sendo 3 corridas, 4 dias de musculação e 2 de caminhadas. Estou atento a isso.

---


Em relação aos materiais de educação e formação política e sindical, estou separando mídias que podem ser úteis às lideranças sindicais que me disseram que têm interesse nos materiais que estou separando para doar.

Hoje assisti a dois vídeos muito bons, que nos emocionam pelo que retratam.

TODAS AS LETRAS

O primeiro vídeo é sobre o projeto de alfabetização de jovens e adultos "Histórias e Sonhos com Todas as Letras". O documentário aborda a experiência entre os anos de 2005 a 2008 e os depoimentos de educandos e educadores nos tocam profundamente. Durante o projeto, mais de 200 mil pessoas tiveram a oportunidade de se alfabetizarem.

1º DE OUTUBRO DE 1981 - DIA NACIONAL DE LUTA (DF)

O segundo vídeo é um documentário histórico feito pelos companheiros de Brasília sobre o 1º de outubro de 1981, um dia de lutas organizativo para a Conclat na Praia Grande. No vídeo, nos emociona ouvir depoimentos e ver imagens daquele período.

---

Passando adiante essas mídias, espero contribuir de alguma forma para que elas encontrem pessoas que se interessam por nossa história da classe trabalhadora brasileira. Estes dois DVDs eu tenho repetidos, ficarei com um deles para meu cedoc e doarei a cópia.

William


Nenhum comentário: