quinta-feira, 20 de março de 2008

Caminho de Santiago: decisões a tomar





Estive ontem na Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (link aqui) em São Paulo para pegar informações.

Tenho decisões a tomar quanto ao planejamento de meu Caminho. O principal é decidir quando irei.

Pelas explicações que recebi, percebi que fazer o caminho em julho deve ser o caos, por ser mês de férias e estar tudo lotado, tanto o caminho quanto os abrigos de peregrinos. Sem contar os preços mais altos para tudo, a começar pelas passagens.

O maior problema são minhas aulas da faculdade. Já comecei e larguei a matéria de Sintaxe duas vezes. Não posso mais ser reprovado nela. Como são cerca de 35 dias, eu faltaria umas 10 aulas.

Ir em junho pode ser menos ruim em termos de lotação do caminho, mas não resolve muito em relação à faculdade. Poderia ir em agosto e perder o primeiro mês de aula.

Quanto à decisão de onde sair, por onde ir e como se locomover, estou chegando a conclusões: começarei em Saint-Jean-Pied-de-Port; penso que farei o voo SP-Madri-SP, sendo que estou com vontade de ir de trem entre Madri e Pamplona - deve ser muito bonito.

Segundo a Associação, devo fazer o seguro saúde e usar um cartão pré-pago internacional com um crédito determinado.

Ou seja, finalizo a semana definindo algumas coisas, mas faltando decidir a principal: que dia sair do Brasil.

Nenhum comentário: