sábado, 8 de março de 2008

Caminho de Santiago: documentos e pesquisas




Ufa! Hoje dei sequência na documentação necessária para minha viagem (ainda não parei para descobrir quanto de grana terei que arrumar para realizar meu caminho).

Nas pesquisas que estou fazendo, já percebi que terei que ser muito determinado e ousado para cumprir meu objetivo.

Só para começar, lidei com a difícil questão da definição de prioridades. Estava decidido a comprar uma moto Honda 750 Four como aquela que tive. Foi um dos poucos bens materiais que já tive, que me desfiz dele e que sinto falta. Era um objetivo ousado, pois não tenho grana para comprar uma moto daquela atualmente.

Bom, são ossos do ofício, já que dias atrás decidi-me a realizar meu Caminho de Santiago, interrompido em 2002. Esse é o foco agora.

Hoje descobri o quanto é caro para tirar um passaporte: R$156,07. Fazer o cadastro do passaporte não foi difícil. O problema é que o agendamento eletrônico só tem vaga para o mês de maio. Não posso correr o risco de esperar tanto para tirar um documento tão essencial. Terei que ir pessoalmente nas delegacias da Polícia Federal para providenciar o mesmo.

Além disso, já estou sabendo que todo estrangeiro deve comprovar portar 60 euros para cada dia de permanência por lá. (é mole?)

Ademais, se for desembarcar na França, preciso de um tal seguro médico internacional. Se for na Espanha, parece que não precisa. Pelas informações que obtive em uma comunidade em que me cadastrei no Orkut, parece não ser tão difícil providenciar o seguro por aqui. Também parece que posso andar com menos dinheiro em espécie e ter um cartão de crédito internacional com extratos comprovando valores disponíveis para saques por lá.

É isso.

Tenho muito que procurar. Tenho muito que descobrir: dentro de mim.

Nenhum comentário: