sábado, 8 de março de 2008

Meus caminhos - Linguagem




Na verdade, neste semestre sigo meus objetivos de curto e de longo prazo. Além de focar o Caminho de Santiago de Compostela, sigo buscando o caminho do conhecimento no mundo das Letras.

Que quero dizer com isso? Que desejo cumprir meu objetivo de terminar minha faculdade de Letras e ser professor.

Para isso, preciso aprender português. Não que eu não saiba. É que preciso conhecer as regras gramaticais e linguísticas em geral. Nunca soube isso.

É duro chegar quase aos quarenta anos sem saber "gramatiquês". Tenho essa lacuna desde quando fiz meu ensino fundamental e médio lá nos idos dos anos 70 e 80 (período da ditadura civil-militar no Brasil).

Depois que entrei na USP ainda acabei descobrindo que tem um universo de teorias da linguagem até que interessantes, porém muito complicadas.

Aprendi o idioma espanhol. Daquele jeito, é claro (para o gasto)! Hoje, quero aprender mais profundamente a língua portuguesa e quando começo a estudar percebo que não é fácil.

Mas vamos seguindo meu caminho das Letras; de Santiago; da busca de minhas razões e porquês.

Nenhum comentário: