Roteiro de estudo de caso:
*Item: palavra ou estrutura.
*Mudança: homonímia ou polissemia?
*Velocidade: gradual ou abrupta?
*Quem muda a sintaxe da linguagem?
*Como verificar? Por tendência ou recontato?
*Direções da mudança.
Item (estrutura) a ser estudado por mim: "com certeza"
Nossas aulas são de Sintaxe Funcionalista.
Buscar a origem dos usos da palavra ou expressão. Qual a história da origem? A partir daí, ver se há homonímia ou polissemia. São filhas da mesma mãe, quer dizer, têm a mesma raiz?
No meu caso, de onde vem "certeza" e depois "com certeza"?
Como percebe-se a mudança?
Pesquisar dados sincrônicos e diacrônicos. Ver possibilidade de "pancronia", ou seja, mesclar os dois.
Sugestões de dicionários etimológicos (prof. Cunha)
(Na sala, criticaram a gramática de Luft, dizendo ser ela uma "gerativa")
SINCRONIA = recorte de um momento qualquer no tempo: corpus de hoje, do século XVIII etc.
DIACRONIA = pular tempos para buscar mudanças.
PANCRONIA = (termo polêmico entre linguistas) mesclar os dois sistemas. Alguns linguistas diriam que deveria haver um corpus que desse conta de toda a história do termo estudado.
Uma forma de pesquisar seria utilizando dicionários sincrônicos editados em várias épocas diferentes. Ex: um Houaiss de hoje e um da década passada, um Aurélio de hoje e outro de duas décadas atrás (com isso, pode-se ir vendo as novas acepções para a palavra)
Pesquisar professora Elizabeth Traugott.
Qual a velocidade com que as mudanças ocorrem?
Antes os estudos eram históricos, diacrônicos (eram em jatos, abruptos). Via-se como um termo era usado no século XX, achava em documentos o uso no século XIX, no XVIII etc. Com isso, a impressão de "jatos de mudança".
Depois vieram leituras sincrônicas, com conclusões de que as mudanças são sistêmicas (Saussure). A língua é dinâmica (mudanças graduais).
Chomsky - formalista
Labov - é o sistema social
Depois veio uma mescla das teses. Antes a criança já nascia com a linguagem genética; depois a linguagem vem com o contexto e convívio social; mais adiante são os jovens e não as crianças que operam mudanças na língua (idade de contestação); mais recentemente pergunta-se se os adultos não operam mudanças na língua também.
Esta é uma das áreas de pesquisa: como verificar tendências de mudança e recontato? quem opera mudanças na sintaxe?
Muitas pesquisas têm indicado o fator CONTATO SOCIAL como grande responsável por mudanças entre faixas etárias distintas.
Trabalharemos com um corpus de português culto (gravações de conversas com professores universitários)
Como ver tendências? comparando, por exemplo, corpus de faixas etárias distintas ou de mesmas faixas mas de períodos distintos (gravações atuais x projeto NURC da década de 70)
DIREÇÃO DAS MUDANÇAS
Estão ocorrendo deslizamentos, gramaticalização, lexicalização etc? (movimentações de sentidos das palavras para mais/menos concreto e mais/menos abstrato)
Temos 10 classes de palavras:
Substantivos, adjetivos, artigos, preposições, conjunções, advérbios, interjeições, verbos, pronomes e numerais.
Desses, os mais abstratos são as preposições (ligam palavras) e as conjunções (ligam orações).
Talvez ache em minha pesquisa com a estrutura "com certeza" o fenômeno da "DISCURSIVIZAÇÃO" (usos a cargo de discursos)
Pesquisar o que é GRAMATICALIZAÇÃO.
Sugestões: livro Introdução à gramaticalização; também há uma tese disponível da professora Maria Célia.
William
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