Poster do filme de 2005. |
Direção: David Burke - 2005
Com Kevin Space, Morgan Freeman, Justin Timberlake.
O que separaria no jornalismo de hoje um verdadeiro repórter que investiga e busca matérias de um repórter que só faz matéria que o seu chefe ou editor manda?
Qual a diferença entre os principiantes que publicam tirinhas nas colunas sociais e escrevem em espelho o que o chefe manda, de jornalistas e repórteres que vão atrás da notícia e que veem detalhes em fatos que podem revelar o impensável?
Perspicácia...
Curiosidade...
Tino investigativo...
Desejo de ser premiado...
Vontade de aparecer para agradar à namorada...
O simples “- obrigado” de um réu para um tira (testemunha) em um julgamento leva um jornalista em início de carreira (Justin Timberlake) a fazer o que o seu editor-chefe (Morgan Freeman) não pediu: uma matéria cheia de conjecturas e suspeições sem prova alguma, ao invés do fato – a sentença do julgamento que ele foi cobrir.
Daí adiante, a trama segue com tiras e tiros, drogas e muito dinheiro sujo nos pilares de sustentação de uma sociedade podre.
Além da trilha sonora muito boa nas horas em que Freeman aparece em sua casa, chama a atenção os ensinamentos do velho editor sobre o que é usar de forma correta o chamado 4º poder, e que, muitas vezes, as decisões que um jornalista deve tomar quando descobre uma verdade podem lhe custar muito caro, incluindo a perda de vidas.
A cena que mais curti foi ver o velho Morgan Freeman dançando sozinho em seu apartamento.
Gostei do filme e recomendo para quem gosta do tema jornalismo e reportagem.
Ver aqui detalhes do filme na Wikipedia.
(comentei em 10.2.07)
Nenhum comentário:
Postar um comentário