Flores uspianas. |
Aula de 25.2.08
Comentário do blog: a postagem e as interpretações das aulas que tive são de minha responsabilidade. Este blog é para compartilhar conhecimento, opiniões e informações de forma gratuita. Qualquer dúvida que o(a) leitor(a) tenha em relação ao conteúdo é interessante que se busque outras fontes para comparar e avaliar qual entenda ser a fonte mais adequada.
Sintaxe Funcional
Antes a divisão era entre Normativa x Descritiva.
Normativa = modelo do ensino básico: regras para bom uso da língua.
A Gramática era modular = ideia de gramática internalizada. A maioria dos pesquisadores focou a Sintaxe.
Dentro dos formalistas havia o Gerativismo (modelo do Chomsky).
Gerativismo = tem uma concepção de que o cérebro não é modular, é sistêmico. As mudanças alteram tudo.
AS MUDANÇAS
As gerações mudam a linguagem e seu uso. Via de regra, essas mudanças são de responsabilidade dos adolescentes, pelo seu desejo de mudar e inovar.
Funcionalistas = não aceitam as regras das gramáticas normativas (GT) por elas acharem que nada muda.
É importante lançar mão de outros módulos da Linguística: Fonética, Pragmática etc para se estudar a gramática da língua.
É preciso entender algo inovador na língua. Vejamos alguns casos:
- Eu vou à padaria comprar pão (verbo + verbo).
- Eu vou ao açougue comprar carne (verbo + verbo).
Com o tempo o verbo ir, que significava deslocamento mudou e passou a ser auxiliar de futuro.
- Eu vou (à padaria) comprar pão. = Eu vou comprar pão.
- Eu vou (ao açougue) comprar carne. = Eu vou comprar carne.
O verbo ir (vou) deixou de ser verbo pleno e passou a informação inferior.
Hoje, temos até expressões como vou ir/vou vir.
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Atualmente, o verbo IR não tem só o sentido de deslocamento espacial e sim de auxiliar de futuro.
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Existem muitas expressões hoje em dia com sentidos semânticos e formações sintáticas inovadoras:
- “Si pá...”;
- “Tipo assim...”;
- “tipo...” etc.
"Tipo" vem do grego (pancada/marca); depois do latim (pessoa, que deixa marcas); português (tipo de tipografia e depois pessoa).
Hoje, virou um CLASSIFICADOR.
- “chutar o balde”.
O objeto direto (o balde) foi engolido, incorporado na expressão. A expressão é intransitiva.
- “Aí ele pegou e disse...” (a pessoa não pegou nada fisicamente).
O verbo pegar não é auxiliar. Aqui seria algo como VERBOS SERIAIS.
Outro exemplo dessa categoria:
- “Chegou chegando...”.
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(texto atualizado em 16/12/19, às 15h35)
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