domingo, 14 de julho de 2024

Cedoc do Refeitório Cultural (4)



Refeição Cultural

Estou organizando meus materiais de cultura: coleção de livros, revistas, mídias audiovisuais e outras fontes de informação que fui adquirindo por ter interesse nos temas e que tanto posso ter utilizado como também nunca ter conseguido desfrutar do material.

Muitas das mídias audiovisuais adquiri sabendo que não conseguiria ver no momento da aquisição. Elas seriam úteis caso eu precisasse de material sobre determinado tema.

A Coleção História Viva, distribuída no Brasil pela Duetto, é um desses casos de materiais que nunca assisti. Vendo neste momento do viver os 12 DVDs, agora que não estou vendendo meu corpo e minhas horas de trabalho para algum capitalista ou governo, diria que tenho um material excepcional sobre a história do mundo.

Ao ver cada episódio do documentário sobre os "Grandes dias do século XX", acabei aproveitando e escrevendo algum comentário ou impressão sobre o que vi.

Segue abaixo o tema tratado em cada DVD e um link com o texto que fiz no blog. Antes, transcrevo o cabeçalho de apresentação dos DVDs.

---

"Mais completa série de documentários sobre a história contemporânea já lançada em DVD, a coleção "Grandes dias do século XX" apresenta a crônica da Era dos Extremos em 12 volumes. Todos os episódios mesclam rigorosa pesquisa histórica com as mais modernas técnicas de edição. Narrativas claras, recursos sonoros sofisticados e imagens raras de época tornam a coleção uma rica memória visual do nosso tempo."

---

GRANDES DIAS DO SÉCULO XX

- Episódio 1: Primeira Guerra Mundial (comentário aqui)

- Episódio 2: Revolução Russa (comentário aqui)

- Episódio 3: Ditadores - Ascensão do fascismo (comentário aqui)

- Episódio 4: Guerra Civil Espanhola - Prelúdio da tragédia (comentário aqui)

- Episódio 5: Segunda Guerra Mundial - Partes 1 e 2 (comentário aqui)

- Episódio 6: Segunda Guerra Mundial - Parte 3 & Dia D - O desembarque aliado na França (comentário aqui)

- Episódio 7: Êxodo - Nascimento de Israel (comentário aqui)

- Episódio 8: Gandhi - Fim de um império (comentário aqui)

- Episódio 9: Budapeste - Comunismo com tanques (comentário aqui)

- Episódio 10: De Gaulle - A França no mundo (comentário aqui)

- Episódio 11: Extremo Oriente - Últimos imperadores (comentário aqui)

- Episódio 12: Kennedy - Sonho Americano (comentário aqui)

---

Seguimos organizando o cedoc do Refeitório Cultural enquanto estudamos e adquirimos novos conhecimentos.

William 


Post Scriptum: a postagem anterior sobre o cedoc pode ser lida aqui.


Nenhum comentário: