quinta-feira, 4 de julho de 2024

Diário e reflexões



Refeição Cultural

Osasco, 4 de julho de 2024. Madrugada de quinta-feira.


PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Enquanto revia o documentário sobre a 1ª Guerra Mundial - da Coleção História Viva -, refletia sobre a possibilidade de novas guerras no presente da sociedade humana. Guerra é uma merda! E além das que já estão em andamento - inclusive com a prática de genocídio do povo palestino -, outras estão por vir.

O documentário da série "Grandes Dias do Século XX" é extraordinário! Eu realmente tenho mídias muito boas sobre história e cultura. O material traz imagens da época, dos anos dez do século passado, das frentes de batalha entre alemães de um lado e aliados do outro.

Sinopse:

O século XX começou de forma trágica. Em 1914, as potências europeias se lançaram em um enfrentamento que plantou as sementes de todos os grandes conflitos posteriores. Oficialmente, o estopim da guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro, mas vários outros fatores contribuíram para desencadear o conflito que matou mais de 10 milhões de pessoas. O episódio analisa antecedentes e interesses econômicos que levaram ao embate inaugural da Era dos Extremos.

O episódio está dividido nos seguintes capítulos: "O início da guerra", "Vivendo nas trincheiras", Guerra industrial" e "Esgotamento".

---

O CAPITALISMO VAI NOS MATAR A TODOS

Um dos livros que mais me ensinaram história do mundo foi Era dos Extremos, do historiador marxista Eric Hobsbawm. Tenho muitas postagens sobre o livro aqui no blog.

Do meu ponto de vista, o cenário mundial é desafiador para a continuidade da sociedade humana no planeta. Culpa central do capitalismo como sistema de organização da sociedade.

A privatização da Sabesp tem relação com o capitalismo. O bolsonarismo tem relação com o capitalismo. A destruição dos biomas brasileiros - Amazônia, Pantanal, milhares de quilômetros de litoral - tem relação com o capitalismo. A necessidade de explorar petróleo para abastecer o mundo de plástico tem relação com o capitalismo. O evento trágico do Rio Grande do Sul, que afetou a quase totalidade das cidades do Estado, tem relação com o capitalismo.

A putaria dos juros altos para foder com 200 milhões de brasileiras e brasileiros e o governo do presidente Lula tem relação com o capitalismo e com os fdp do 1% que conspiram contra o mundo.

É lógico que as pessoas não fazem guerra só por causa do capitalismo. Mas o capitalismo não sobrevive sem guerras. Entendem? As guerras mundiais que tivemos no século passado foram uma salvação para o capitalismo. Destruíram o mundo para os Estados Unidos reconstruírem o mundo. E virar potência imperialista.

Como nossa geração está buscando soluções em meio a tantas crises? Com guerras, guerras locais, guerras civis, guerras entre nós amigos vizinhos famílias, guerras entre países irmãos, guerras por procuração... essas as mais modernas. É só olharmos a da "Ucrânia".

Estamos fodidos. Vão tentar derrubar o Lula aqui no Brasil. Os Estados Unidos estão sem solução com um daqueles dois sujeitos que vão governar a máquina de guerra a partir do ano que vem. São dois dementes. Os países da Europa viraram estados norte-americanos. Os States agora têm 51, 52, 53, 54... os países da velha Europa viraram reles estados norte-americanos...

Eu ando olhando meu umbigo. Eu que já fui grande. Hoje olho meu umbigo. Meu ParTido e minha Central têm meu apreço. O sangue que borbulha em minhas veias, mesmo cheio de colesterol e com pressão maior que a ideal, é um sangue que pertence ao PT e à CUT. Nunca flertei com outros amores políticos. Mas não abro mão de ter opinião e posição e meus amores não toleram mais divergência. Sigo na torcida pelo meu país e pelo povo ao qual pertenço.

Vêm guerras por aí. Nós estamos divididos, despreparados. Os inimigos estão bem mais preparados que nós para as guerras. 

ESQUERDA DIVIDIDA E A DIREITA SE JUNTA CONTRA NÓS - Nossos inimigos estão blocados, um bolsonarista pensa como qualquer outro bolsonarista, pode trocar a palavra bolsonarista por outra semelhante, extremistas de direita, dá na mesma. Eles são monotemáticos nas opiniões sobre qualquer tema.

Já nós da esquerda, se formos 1/3 da população, não somos um terço. Não somos. Porque nossa terça parte é dividida em dez, e as dez são divididas em mais dez... cada um de esquerda é a corrente de si mesmo. Sempre terá um pelo em ovo que divide. Não vamos vencer os que nos odeiam assim!

É opinião. É uma ilusão a companheirada do PT achar que vai "humanizar" o capitalismo...

Sigo estudando e escrevendo o que penso.

William


Nenhum comentário: