sexta-feira, 26 de julho de 2024

62 de 100 dias


Viva o dia da rebeldia em Cuba!
(26 de julho de 1953)

62. Hoje produzi textos no blog, um comentário a respeito do dia 26 de julho, data do assalto ao Quartel Moncada em 1953 em Cuba, e uma opinião sobre ter posição de esquerda em momentos decisivos (ler aqui), e fiz um texto sobre a leitura de uma edição da revista CartaCapital, a de nº 1320 (ler aqui).

Enquanto atravessa de transporte urbano sobre trilhos a cidade de São Paulo, indo de Osasco na Zona Oeste, onde moro, ao outro lado, lá na Estrada de Itapecerica - Santo Amaro -, onde fica a AABB São Paulo, pensava no quanto as coisas poderiam ser melhores para o povo se os interesses públicos fossem priorizados pelos governantes. Um conjunto de cidades como a grande São Paulo jamais deveria incentivar o uso de carros particulares em prejuízo dos transportes públicos. Jamais. Mas a realidade se impõe e os fdp da plutocracia só pensam em si mesmos e nas benesses que ganham ao focar o interesse privado.

Num dia como hoje, 26 de julho, um grupo de jovens se uniu e decidiu enfrentar um governo corrupto e ditatorial, ilegítimo, na maior das ilhas antilhanas, em Cuba. Fidel Castro liderou esses jovens e anos depois o povo unido expulsou o ditador assassino, Batista, e os cubanos começaram a mudar a realidade em busca da liberdade perseguida desde o século anterior, inspirados em heróis do povo como José Martí.

Viva o povo cubano! Fico triste ao saber das dificuldades que os cubanos enfrentam hoje por causa de décadas de interferência canalha e criminosa dos Estados Unidos com embargos ilegítimos para causar miséria e inviabilizar a soberania de um povo que optou por uma sociedade socialista.

Cuba me inspira, o povo cubano e seus heróis e heroínas me inspiram. Estive na Ilha por duas vezes, em 2023 e em 2024. Pretendo voltar mais vezes, conhecer mais a experiência cubana e ser solidário da forma que puder com a construção da sociedade socialista e alternativa ao capitalismo destruidor de mundo.

William


Nenhum comentário:

Postar um comentário