terça-feira, 23 de julho de 2024

59 de 100 dias



59. Enquanto caminhava rumo ao supermercado senti um cansaço estranho. Dormi bem, não foi noite mal dormida. Hoje meu quadril me lembrou o tempo todo que ele existe. Mal isso. Saúde é não lembrar que o corpo existe.

Foi um dia triste logo do início. Ao acordar, soube do falecimento de uma companheira do movimento sindical, a Dani, uma jovem mulher de 49 anos. A vida é um instante, um instante. Triste demais ver partir uma pessoa do nosso lado, uma lutadora da classe trabalhadora. Foi um dia triste.

---

DEVO CAMINHAR?

Faltam duas semanas para fazer ou não fazer a romaria de Uberlândia a Água Suja. Durante muito tempo em minha vida, eu prometia a mim mesmo não fazer mais a caminhada sempre que estava sofrendo na estrada. Depois que alcançava o objetivo de chegar à igreja, de me sentir capaz de ainda fazer aquele esforço sobre-humano, não descartava voltar no ano seguinte. Aí, faltando alguns meses, começava a comichão de vontade de pôr os pés na estrada e saber se ainda era capaz de tal coisa.

Em 2018 vieram as dores no quadril. Um exame apontou que havia desgastes na estrutura. Toquei a vida. Fiz a romaria em 2019 e correu tudo bem. O mundo parou a partir de 2020 com uma pandemia mundial que mudou tudo por um tempo.

Ano passado, deu a comichão uns meses antes de agosto. Fazer ou não fazer a romaria? Será que eu daria conta de andar 80 quilômetros ainda? Fiz umas caminhadas preparatórias antes, em julho. Acertei um tênis. Entendi que conseguiria pôr os pés na estrada. Fiz a caminhada que não fazia desde 2019. Deu tudo certo. Foi incrível! Incrível por diversos motivos. Muitos deles indescritíveis. Fiz os 80 Km.


Um homem na estrada...

Hoje me pergunto: faço ou não faço? Tento ou não tento andar por um dia os 80 Km que separam Uberlândia de Água Suja? Esses são os dias nos quais a comichão borbulha o sangue dentro da gente... por que fazer isso? Não tem explicação. É muito sofrimento andar aquilo. 

Mas o não fazer por achar que nem isso eu posso mais fazer é um troço fodido demais... eu já tive que aceitar tanta coisa nos últimos anos, tomar aquela merda de comprimido diário por ter pressão alta... depois descobrir que meu quadril já não me permitiria correr uma maratona... que merda de vida é essa que a gente sonha a vida toda correr uma maratona e quando para de trabalhar jornadas de dez a quinze horas de trabalho não pode mais fazer uma coisa simples como correr... caralho!

Enfim, hoje foi um dia triste para mim. O que farei nesses próximos dias e semanas? Terei caminhado pelas estradas da vida? 

William


Nenhum comentário: