sexta-feira, 26 de julho de 2024

Diário e reflexões


Mausoléu de Che Guevara, Cuba.

Refeição Cultural

26 de julho de 2024. Dia da rebeldia!


SEJAMOS DE ESQUERDA E SEJAMOS UNIDOS CONTRA O CAPITALISMO

A data de hoje nos lembra que nada está perdido, que a história humana é feita de atos e ações e de ideias e de sonhos e utopias. No dia 26 de julho de 1953, um grupo de jovens cubanos teve a atitude de se rebelar contra as injustiças e misérias impostas ao povo de seu país por um ditador de merda e os jovens organizaram um assalto aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes. A ação de rebeldia não obteve êxito, mas foi o início da Revolução Cubana que seria vitoriosa em 1º de janeiro de 1959, com a fuga do ditador Batista.

Às vezes, ao conversar com alguém e dizer que acredito ser possível mudar a história da humanidade, a história de nosso país, a história de nossa comunidade, mudar as coisas a partir do instante seguinte, do dia seguinte, meu interlocutor ou interlocutora fica sem paciência comigo, por não concordar que mudanças ainda são possíveis. Eu também fui determinista por décadas, até que conheci o movimento sindical e a história das lutas de classe ao longo de séculos e milênios. Mudanças são possíveis o tempo todo porque a única certeza da natureza é a mudança (dizem que a morte é a única certeza porque somos natureza).

A questão é: já que tudo muda o tempo todo, mesmo que as pessoas não percebam as mudanças por elas se darem de forma lenta comparada ao tempo de uma vida animal, a questão é que mudança queremos?

Eu quero direitos sociais, civis e políticos para todas as pessoas, eu quero uma forma mais sustentável de uso da natureza - o planeta Terra -, eu quero uma forma acolhedora e solidária de lidar com as pessoas independentemente de serem elas de meu convívio ou não. Esses meus objetivos de vida e esses meus desejos não podem ser alcançados em um mundo capitalista, cuja lógica é o inverso do que eu desejo. Então, tenho que lutar contra o capitalismo. Tenho que lutar por outra forma de organização das sociedades humanas.

Por mais que eu concorde que o mundo não seja polarizado entre uma coisa e outra, que entre o preto e o branco exista diversas tonalidades de cores, a realidade do mundo neste momento da história humana é um mundo polarizado entre um tipo de mundo e outro tipo de mundo. As tecnologias criadas por nós animais humanos nos levaram ao momento atual. Faz parte. Hoje, preciso me colocar a favor ou contra duas formas de organização da sociedade humana. Eu me coloco contra a forma de organização capitalista imperialista neoliberal. Nos embates entre formas de organização das sociedades, estou do lado da forma que se contraponha aos objetivos e efeitos do capitalismo neoliberal.

A extrema-direita avançou muito em suas técnicas de manipulação de massas. Ela unifica pessoas com dinheiro e posses, pessoas más e canalhas, pessoas ignorantes e fanáticas contra nós.

Não separo coisas que para mim são a mesma coisa, pois levam às mesmas consequências para o povo: capitalismo, neoliberalismo, conservadorismo, reacionarismo, imperialismo, fascismo, direita e extrema-direita são a mesma coisa - a mesma merda -, têm os mesmos objetivos e as mesmas consequências para as mulheres, para os povos sem posses, para as pessoas com orientação sexual não hétero, para as pessoas fora do quadrado dos brancos - pessoas negras, mestiças, povos do sul, povos originários, indígenas, quilombolas etc.

TENHO LADO, SEM TITUBEAR: A ESQUERDA

O momento na história da humanidade é desafiador para nós que não somos de direita e não queremos o capitalismo. Nossos inimigos têm a favor deles o domínio dos meios - as plataformas de comunicação são dos nossos inimigos. Enquanto nossos inimigos unificam pessoas contra nós, o nosso lado se divide sempre, a cada dez esquerdistas e "progressistas" são dez que pensam diferente em alguma coisa, então são dez desunidos.

Essas divisões na esquerda têm que acabar! Parem de ficar discutindo o sexo dos anjos! Entre esquerda e direita, entre socialismo e capitalismo, não tem que ter dúvida!

Nas eleições na Venezuela, torço para que Nicolás Maduro e o chavismo vençam no domingo. É o melhor para o povo venezuelano. Ponto. Vai pro inferno a extrema-direita representada pelos opositores. Em relação às fontes de informação, confio nas avaliações do jornalista Breno Altman.

Parem com essa merda de repetir "ditadura" em Cuba, na Nicarágua, na Venezuela... parem! Ditadura é a porra da plutocracia dos Estados Unidos, onde não faz diferença alguma para os povos do mundo Trump, Biden, Kamala etc. Plutocracia NÃO É DEMOCRACIA!

Em São Paulo, entre Boulos e a direita bolsonarista, somos Boulos. Ponto.

Entre Cuba e Estados Unidos, somos Cuba!

Entre palestinos sendo exterminados e sionistas exterminando um povo, somos palestinos e ponto.

Entre bancários e banqueiros, somos os bancários na campanha salarial da categoria.

Como titubear e ser contrário à coisa pública em favor de um fdp que será beneficiado por alguma privatização? Caralho! Não é difícil escolher!

Entre contratar trabalhadores diretamente e terceirização fraudulenta e safada que só prejudica trabalhadores, temos que ser a favor dos direitos e dos trabalhadores e contra a terceirização.

Parem de se omitir e de arrumar desculpas nisso e naquilo. 

Cara, olhe ao redor e seja franco: para quem quer um mundo melhor para as pessoas e para a natureza não tem como ter dúvida entre ser de esquerda e direita, entre ser socialista ou capitalista.

Ainda dá tempo de salvar a Amazônia, o Pantanal, os oceanos, fauna e flora, ainda dá tempo. É só você aceitar a ideia de mudar sua forma de vida passiva e domesticada pelo capitalismo.

Rebelem-se contra essa merda de uns poucos terem tudo e os bilhões de pessoas não terem nada! Sobre isso, inclusive, entendam que nós da esquerda temos que ROMPER CONTRATOS feitos pela direita e pelos capitalistas! Sem desfazer o que eles fazem, não adianta governar! Entendem?

Um jovem médico argentino se rebelou contra as misérias que viu pelas Américas e decidiu lutar contra aquilo (Ernesto Che Guevara). Um jovem cubano reuniu jovens que queriam libertar seu povo da exploração e miséria às quais estavam submetidos milhões de cubanos (Fidel Castro). 

Muitos jovens fizeram isso ao longo da história da humanidade. Rebelem-se contra essa desgraça destruidora de mundo chamada capitalismo.

William


Nenhum comentário:

Postar um comentário