terça-feira, 14 de julho de 2009

Planos e níveis da linguagem (II), lendo Bechara

Recapitulando:

A linguagem humano tem 3 planos:
-UNIVERSAL ou do falar em geral;
-HISTÓRICO ou da língua concreta;
-INDIVIDUAL ou do dircurso realizado.

Tem 3 pontos de vista diferentes da atividade cultural e real de falar:
-atividade criadora ou Enérgeia;
-competência ou dínamis;
-produto da fala ou érgon (texto).

Tem 3 planos de saber linguístico correspondentes aos 3 níveis acima:
a) O saber elocutivo ou competência linguística geral.
b) O saber idiomático ou competência linguística particular.
c) O saber expressivo ou competência textual.

JUÍZOS DE VALOR
Distinguem-se 3 tipos de juízos de valor referentes às conformidades do falar com o respectivo saber linguístico:

a) Ao saber elocutivo corresponde a norma da congruência, isto é, os procedimentos em consonância com os princípios do pensar, autônomos ou independentes dos juízos que se referem à língua particular e ao texto.
ex: "tudo certo, como dois e dois são cinco" (não é incongruência, pois o falante sabe que a frase é uma anulação metafórica = "a coisa não está certa")

b) Ao saber idiomático corresponde a norma da correção, isto é, a conformidade de falar (em) uma língua particular segundo as normas de falar historicamente determinado e corrente na comunidade que a pratica.

Língua histórica é igual à soma das línguas comunitárias. ex: A Língua Portuguesa é o conjunto do português de Portugal, do Brasil, do português popular, do português baiano etc.

O juízo de valor concernente à correção é juízo de "suficiência" ou "conformidade" somente com o saber idiomático historicamente determinado para uma comunidade.

c) Ao saber expressivo corresponde a norma de adequação à constituição de textos levando em conta o falante, o destinatário, o objeto ou a situação, critério mais complexo.

Bechara nos alerta que "muitas vezes se diz que 'alguém escreve mal o português', quando, na realidade se quer fazer referência ao saber elocutivo ou ao expressivo, porque escreve sem congruência ou sem coerência, ou ainda com pouca clareza".

3 tipos de conteúdo linguístico

a) Plano linguístico geral: corresponde a designaçao (ou referência) a uma realidade extralinguística.

b) Plano linguístico particular: corresponde ao significado

c) Plano do discurso: corresponde ao sentido, ou seja, o dito é o especial conteúdo linguístico que se expressa mediante a designação e o significado. ex: "dar com os burros n'água" = ter insucesso.

Bibliografia:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37a. Edição Revista e Ampliada. 16a. Reimpressão. Editora Lucerna, RJ 2006.

Nenhum comentário: