sexta-feira, 24 de julho de 2009

Refeição Cultural 31 - Itália

Rio Pó e, ao fundo, Torre Mole Antonelliana. Foto: William Mendes

Estive na Itália a trabalho em 2009. Fiquei em Turim e aqui acima vemos o Rio Pó com a Torre Antonelliana ao fundo.

Palazzo Reale, Turim. Foto: William Mendes

O Palazzo Reale fica no centro de Turim.

Palazzo Madama, Turim. Foto: William Mendes

Esta construção acima também está na região central de Turim.


Esta é a igreja onde está o famoso Santo Sudário. Foto: William Mendes

Andando pela região central de Turim, chegamos até a igreja onde está o famoso e polêmico manto do Santo Sudário. Ele não é mostrado ao público faz muitos anos. Podemos ver acima a igreja... pichada! (acharam que isso era coisa de brasileiro, né?)


Radiografia do Santo Sudário exposta dentro da igreja em tamanho natural.
Foto: William Mendes

A única coisa que os turistas podem ver é a imagem acima. Segundo dizem é de tamanho natural.


Uma das praças da região central de Turim. Foto: William Mendes

Lá ao final da praça, à direita, tem uma imagem de um touro no chão da galeria que dizem que os turistas devem pisar para voltarem à cidade.

As construções na Itália são belíssimas. Foto: William Mendes

Na região central de Turim era onde viviam todos os nobres e a monarquia italiana. São dezenas de grandes construções com praças enormes.


Este é um dos carros mais famosos da Itália. Foto de William Mendes.


(Atualizado em 3/03/2012, após a ida para a Itália em setembro de 2009)


Desde terça, estou em little férias do trabalho at home...

O contexto: após esses dias de férias, passarei uma semana no 10º Concut em São Paulo. Depois passarei uma semana em Belo Horizonte, em um curso de formação da Contraf-CUT em parceria com o Dieese.

Em setembro, estarei em um curso da OIT na Europa por três semanas, sendo duas na Itália e uma na Espanha.

Para conciliar meu trabalho com a absorção de conhecimento possível na experiência, preciso me preparar bastante.

Ler sobre a Itália, definir os locais que irei visitar aos finais de semana e atualizar meu inglês e espanhol também são tarefas básicas para facilitar a minha experiência.

Pelo que tenho imaginado ser possível fazer em parco tempo disponível, mais ou menos, dará para ir a Florença e talvez em Roma e no outro fim de semana em Paris. Na última semana estarei em Madri. O curso será em Turim.

Minhas lacunas culturais em relação à Itália são espantosas e vergonhosas para um estudante de letras e bicho político.

Para citar algumas lacunas: não li "O príncipe" de Maquiavel; não li "A divina comédia" de dante Alighieri; só comecei a leitura de "Decamerão" de Boccaccio. Acho que sei pouco sobre o renascimento, sobre Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Rafael etc.

Não conheço os principais filmes de diretores italianos famosos e que marcaram a Sétima Arte.

São lacunas enormes em relação à Itália: eu confesso!

Tenho cerca de 30 dias para me tornar um pouco menos ignorante em relação a tudo isso que citei.


COMENTÁRIO POSTERIOR:

Na minha estadia na Itália, consegui visitar Veneza, Florença e Milão. Durante alguns dias, foi possível bater perna por Turim. Lá na Espanha, consegui ir somente a Toledo, além de andar por Madri.

COMENTÁRIO:
NÃO CONSEGUI IR A ROMA NEM A PARIS. Fui a Veneza, Milão, Florença e fiquei em Turim. Na Espanha, fiquei em Madri e fui a Toledo. Mas... foi muito legal.

Nenhum comentário: