Refeição Cultural
Olhar para trás...
Reflexões e instantes registrados por mim em rede social. Eu avalio que as anotações desses últimos 3 anos não tiveram relevância social, coletiva. São momentos de um ser humano situado em um certo tempo e lugar na breve história humana.
Ao olhar para trás em minha vida, avalio honestamente que minhas contribuições para a sociedade humana foram basicamente realizadas durante os mandatos que exerci na Cassi e no movimento sindical.
Após as funções sociais de representação que exerci até 2018 minha existência voltou a ser uma busca pessoal por sentidos e significações. Busca muito mais difícil porque ela é de natureza egocêntrica.
Se conseguir olhar bem para trás na memória e nos registros - muitos e muitos anos - talvez eu encontre até os caminhos que me levaram a ser o que fui nas 4 décadas juvenis e adultas que vivi.
26/3/21
3650
1. Não são 3650 bolsas de doutorado e mestrado em benefício da educação e cultura.
2. Não são 3650 armas recolhidas junto à população em alguma campanha pela paz e pela vida.
3. Não são 3650 novas vagas de bancári@s para atender melhor a população brasileira.
4. Não são 3650 famílias da agricultura familiar beneficiadas com financiamentos subsidiados, nem são 3650 famílias beneficiadas com um quinhão de terra de reforma agrária.
5. Não são 3650 coisas positivas para o povo brasileiro. Não são.
São 3650 mortos pelo vírus que Bolsonaro adotou como principal ferramenta de seu governo de morte.23/3/21
1. O fascismo no poder, com apoio da casa-grande que deu o golpe. 2. As milícias do regime armadas até os dentes e espumando escrotices. 3. Quando vier o terror ou a guerra civil, só eles estarão armados. 4. A única chance de o totalitarismo fascista não vencer e vigorar por décadas, eliminando quem for oposição é a parte civil contrária ao fascismo se armar e se defender, como a lei do regime no poder define. 5. O povo contrário ao regime (a outra terça parte) deve se armar e aprender a se defender... não há mais saída institucional para a democracia brasileira. 6. É o que concluo vendo a realidade ao meu redor.
17/3/21
MOBY DICK - Ler e ficar em casa é um ato de cidadania para aqueles que não precisam sair para trabalhar ou trabalham em casa.
14/3/21
MARIELLE VIVE!
Passei o dia longe de redes sociais. Peguei pra ler um livro de Conceição Evaristo - Becos da Memória. 200 págs. Quero terminar ainda hoje.
(horas depois, acabei a leitura do livro):
LITERATURA E A CONDIÇÃO DAS MULHERES
13/3/21
LUGAR DE GOLPISTAS E GENOCIDAS É NA CADEIA
Li na imprensa golpista (PIG) que a líder do golpe na Bolívia, Jeanine Añez, foi presa. O golpe lá teve apoio do PIG daqui... desejo que ela tenha um julgamento justo.
Nós ainda vamos ver os milicianos genocidas daqui presos também. Não faltam provas. Aqui faltam convicções. (sabe como é, ainda tem patrimônio público pra roubar e direitos sociais a destruir, por isso os bandidos ainda estão no poder)
12/3/21
JÁ PENSOU SE...
11/3/21
(VIAGEM) 4º DIA DE MOBY DICK
07/3/21
LITERATURA: fiz no blog postagem sobre leitura final de Madame Bovary.
06/3/21
INSTANTES
Neste instante em que escrevo (11h32) ouço Kitaro, tomo uma vitamina de banana e mamão. Me programei pra acabar mais um livro que nunca terminei de ler (estou fazendo isso nesta pandemia, são vários livros iniciados há anos: nunca se sabe se estou com o vírus e desapareço dali a dias).
Tenho que fazer uma conversa sem perspectiva com um idoso de quase oitenta anos, pedir pra ele ficar em casa nas próximas semanas de mortes da pandemia. Mas acho que ñ vai dar em nada a insistência. É duro isso. O mundo é complicado. As pessoas são como são. Se ele pegar o vírus, podem morrer pessoas queridas.
Sei que isso está acontecendo com milhares de famílias neste Brasil destruído pelo golpe e por um genocídio regido pela elite que adotou o mal para ampliar sua acumulação capitalista se apropriando da coisa pública e dos direitos dos povos. (E as consequências do regime fascista mantido pela elite ficam dentro dos lares e nas ruas lotadas de gente sem nada)
Desejo um dia fecundo aos amig@s que lerem esse instante. Nem queria escrever, mas a gente tem uma coisa que faz a gente gastar um tempão escolhendo palavras pra registrar o sentimento.
Espero que vcs e seus entes querid@s sobrevivam ao vírus, às mortes várias, ao fascismo que avança.
05/3/21 (é desse dia a foto que ilustra a postagem)
INSTANTES (PERFUME DA DAMA DA NOITE)
Estou tentando. No silêncio da noite, saí para correr. Me senti vivo. Conversei comigo mesmo. Mesmo na escuridão, sei que passei embaixo de flamboyants, quaresmeiras, ipês, patas de vaca e, especialmente, passei algumas vezes ao lado de damas da noite... O PERFUME ME ENCANTOU! Foi tanto encanto que até dobrei o percurso para sentir duas vezes o perfume. Com isso, corri 10K. Que cheiro delicioso da dama da noite!
03/3/21
TERCEIRIZAÇÃO TOTAL DA CASSI - cada vez que vejo os absurdos que estão em andamento na Caixa de Assistência dos Funcionários do BB, fico desesperado e penso logo em escrever a respeito. No minuto seguinte vem a voz da razão e me cutuca dizendo "- Pra quê?". Passei 4 anos andando o país, envolvendo os participantes do sistema Cassi e politizando as questões de saúde e o modelo assistencial da autogestão com o conjunto das lideranças e representações da comunidade BB pra ver que hoje, nem as entidades sindicais se importam mais com a questão da terceirização total do nosso sistema de saúde Cassi. Já fiz alguns artigos levantando a questão e nas reuniões das entidades com a Cassi e o banco nem tchum... li um longo texto do diretor de saúde atual falando dos projetos de terceirização e assim como eu qualquer pessoa poderia ver o que está ocorrendo. Enfim, que saco tudo isso! É o que temos pro momento...
02/3/21
FICÇÃO E REALIDADE - Fim da leitura sobre a família Corleone e o poder das máfias (O chefão). Que chato! (não o livro, a constatação da realidade) A ficção dos anos 70 nos lembra que a realidade pode ser até pior que as estórias e narrativas ficcionais. O que virou o Brasil? Que tristeza!
28/2/21
INSTANTES
24/2/21
INSTANTES
Hoje, retirado, ainda não encontrei a forma de contribuir para a coletividade. Minha contribuição foi uma oportunidade que tive entre 2002 e 2018. Não me vejo pleiteando funções políticas no movimento social e não tenho a natureza admirável daqueles e daquelas que construíram e lideraram as lutas históricas e diárias da classe trabalhadora brasileira. Fiz o meu melhor enquanto tive papéis a desempenhar no movimento sindical enquanto eu coube nele.
19/2/21
OVO DA SERPENTE
Nessa madrugada, antes de dormir, vi o vídeo do fascista bolsonarista preso pela suprema corte. Me deu um cansaço... custei ver até o fim. É repugnante. Mas é o mesmo que ouvi nos últimos 15 anos dos apresentadores de TV e meios de comunicação contra a esquerda, inclusive contra autoridades de esquerda no poder como o presidente Lula e a presidenta Dilma. Tudo que ele vomitou de ódio e ameaças é idêntico ao que fizeram contra nós do campo da esquerda. Os adesivos nos carros com preconceito contra a deficiência física de Lula ("nine"), o adesivo asqueroso contra Dilma na entrada de combustível nos carros e as manchetes de jornais, o JN e as capas da revista Veja. Foram mais de 15 anos de linguagem fascista por parte da Globo, Folha, Estadão, Abril, "jornalistas", gente que come de talher e usa roupa de grife. Que cansaço. Destruíram nosso mundo, nossa vida, nossas relações familiares e de convívio com os outros. E os responsáveis por Bolsonaro e esses trogloditas que o apoiam estão todos soltos, livres e sem arrependimento algum do que fizeram com o Brasil e conosco. Que cansaço...
15/2/21
FLORES
Ofereço flores aos que sofrem. Resistam, por favor! Não se envenenem nas drogas como o álcool. Resistam. Precisamos de vcs para vencer os fascistas e a pandemia. Sobrevivam, por favor! (a postagem trazia a foto da nossa linda violeta)
05/2/21
DEATH NOTE
Qual progressista não gostaria de ter um Death Note na mão? Se teríamos ou não diversos Light Yagami nunca saberemos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário