segunda-feira, 24 de maio de 2021

Balzac: A obra-prima ignorada e Um episódio durante o Terror



Refeição Cultural

Nesta segunda-feira 24, li um pequeno livro de Honoré de Balzac com duas narrativas bem interessantes. Estou nuns dias de pausa das obras clássicas que estou lendo.

A primeira narrativa - "A obra-prima ignorada" - se passa na França do século XVII, numa noite fria de dezembro de 1612. É uma estória sobre pintura e arte. Balzac é muito detalhista em suas descrições textuais. Ele mescla personagens ficcionais com personagens da vida real e assim foi criando A Comédia Humana, com 89 romances. Nesta estória ocorre o mesmo, vida real e ficção se misturam para vermos Balzac nos falar sobre a arte da pintura.

A segunda narrativa - "Um episódio durante o Terror" - se passa na França revolucionária, no período em que milhares de pessoas foram decapitadas, entre idas e vindas dos grupos que se alternaram no poder momentâneo após a Revolução Francesa e a execução do rei deposto Luís XVI em 1793.

As duas narrativas são um belo aperitivo para aqueles e aquelas que se aventurarem pela extensa obra balzaquiana. Eu li um romance dele, faz muito tempo - A mulher de trinta anos. Gostei do livro à época. 

Eu tenho a metade da coleção A Comédia Humana, uma belíssima coleção que saiu no Brasil - são 9 volumes. Ganhei a coleção de minha esposa. A bichona está lá na estante à espera da coragem para lê-la.

É isso, mais uma manhã de leitura literária para ir sobrevivendo ao vírus mortal Sar-Cov-2, ao nazifascismo no país onde vivo e ao capitalismo que está acabando com a vida na Terra.

William


Nenhum comentário: