quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Brás Cubas - Frases e ideias selecionadas (I)



Refeição Cultural

Relendo o maravilhoso clássico Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, não tem como não se deliciar com algumas frases e ideias desenvolvidas no romance. 

DEFUNTO AUTOR

- "eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor." (p. 19)

OLHOS ESTÚPIDOS

- "De pé, à cabeceira da cama, com os olhos estúpidos, a boca entreaberta, a triste senhora mal podia crer na minha extinção." (p. 20)

DE VOLTA À TERRA

- "esvaía-se-me a consciência, eu descia à imobilidade física e moral, e o corpo fazia-se-me planta, e pedra, e lodo, e coisa nenhuma." (p. 22)

SEDE DE NOMEADA (VAIDADE)

- "Assim, a minha ideia trazia duas faces, como as medalhas, uma virada para o público, outra para mim. De um lado, filantropia e lucro; de outro lado, sede de nomeada. Digamos: - amor da glória." (p. 24)

ASSUNTOS INTERESSANTES A MORIBUNDOS

- "Era um sujeito, que me visitava todos os dias para falar do câmbio, da colonização e da necessidade de desenvolver a viação férrea; nada mais interessante para um moribundo." (p. 32)

LIÇÃO DE PANDORA

- "Egoísmo, conservação. A onça mata o novilho porque o raciocínio da onça é que ela deve viver, e se o novilho é tenro tanto melhor: eis o estatuto universal." (p. 38)

------------

COMENTÁRIOS

Machado de Assis é demais! Eis algumas ideias trabalhadas por ele nas frases acima. Qual delas não lida com as grandes questões humanas ainda hoje?

A ideia de produzir um emplasto milagroso (patentear um remédio), que teria como desculpa nobre curar todos os males da humanidade, mas que na verdade tinha como objetivo o afago na vaidade do cara e ganhar muito dinheiro... isso é mais atual que nunca! 

A lição de Pandora ou da "mãe Natureza" nem se fale! Cada um por si e a natureza contra todos.

Os "olhos estúpidos" de Virgília nos lembram os "olhos de ressaca" de Capitu... (em relação a adjetivar tipos de olhares e não no sentido aqui de significar a mesma coisa)

E, por fim, todos nós do mundo digital da internet e das redes sociais seremos autores defuntos. Mas quero ver mesmo é qual de nós será um defunto autor!

William


Bibliografia:

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. 1ª ed. - São Paulo: Panda Books, 2018.


Nenhum comentário: