domingo, 29 de agosto de 2021

À la Benjamin Button... (17)


19/4/20.

Refeição Cultural

Olhar para trás...


A história do personagem Benjamin Button me chamou a atenção na segunda vez que vi o filme. Os tempos eram de guerra e os homens se matavam nos campos de batalha da 1ª Guerra Mundial quando um relojoeiro que perdeu o filho na guerra fez o relógio da estação ferroviária com um mecanismo diferente: os ponteiros andavam para trás. Queria ele que o tempo pudesse voltar e os jovens não tivessem morrido na guerra, sequer ido para a guerra. Nisso, nasceu naqueles dias uma criança com características de uma pessoa muito idosa e, com o passar do tempo, a criança foi rejuvenescendo. Enquanto as demais pessoas envelheciam, Button ficava mais jovem. 

A ideia que mais gostei do filme foi a da possibilidade do tempo voltar, essa fantasia foi a que mais mexeu comigo. Ao ver a que ponto chegamos da estupidez humana nos dias que correm, gostaria que fosse possível voltarmos ao passado e refazer o caminho e não termos a milícia no poder, não termos o Brasil destruído como está após o golpe de 2016 e gostaria, sobretudo, que o povo tivesse tido a oportunidade de estar neste momento trágico de pandemia mundial sob o comando de um estadista como Lula, impedido de ser presidente em 2018. A morte de 580 mil brasileiros pelo Covid-19 equivale a diversas guerras juntas e com um presidente de verdade como Lula estaríamos vacinados e a vida do povo seria o foco do governo do país.

É isso. Olhar para trás no meu perfil na rede social é lembrar como as coisas eram ou estavam e para onde caminhavam até que um golpe interrompeu a nossa vida e pôs tudo a perder para o povo brasileiro. Onde erramos tanto?

William

------------------

AGOSTO DE 2021

Estamos no mês de agosto. O mundo enfrenta uma pandemia mundial de coronavírus desde o início de 2020. A vida mudou drasticamente para os seres humanos. A realidade factual demonstra que os capitalistas ficaram muito mais ricos e bilhões de pessoas tiveram suas vidas pioradas e as perspectivas de um futuro melhor quase desapareceram. O viver para bilhões de seres humanos virou praticamente uma luta diária pela sobrevivência, e só.

No Brasil, uma espécie de suicídio coletivo em 2018 colocou na presidência da república um sujeito demoníaco (expressão estranha para um ateu usar). Digo demoníaco porque a palavra é forte o suficiente para transmitir o que quero dizer, o sujeito equivale a toda a representação do mal, ele é o mal, não só porque seja mau, mas porque é sádico, é um psicopata, representa os interesses do que há de pior no Brasil e, pelo poder que tem um presidente, influenciou e mudou o ambiente no qual vivíamos no país há dezenas de anos. Viver no Brasil para aqueles que têm um mínimo de consciência e formação política se tornou uma tortura, e o sujeito no poder sabe que nos tortura ao fazer o que faz diariamente. Somos vítimas do sadismo do animal humano no poder central.

------

JULHO DE 2021

Mês passado, em julho, finalizei a leitura do livro O verdadeiro criador de tudo (2020), do neurocientista Miguel Nicolelis, sobre o cérebro humano. A leitura me transformou, me trouxe respostas para perguntas que nem havia feito. Passei a ver o mundo e a vida de forma diferente. Também terminei a leitura do clássico Odisseia, na tradução em versos de Odorico Mendes.

Mesmo com medo de pegar Covid-19, participei dos dois dias de luta pelo fora bolsonaro - #3J e #24J - e no fim do mês postei o seguinte apelo aos familiares:

"30/7/21

Sobre o brazil do bolsonaro

Como ainda tenho alguns familiares bolsonaristas no Facebook, eu me pergunto e pergunto a eles, de coração (porque eu os amava) se há consciência a respeito do que eles fizeram com o Brasil e o futuro de todos nós ao apoiarem o golpe contra a presidente Dilma, uma cidadã honesta, e ao votarem no bolsonaro em 2018. Não precisa me dizer publicamente, mas gostaria que refletissem a respeito porque a história não acabou, se não interrompermos essa tragédia, coisas inimagináveis podem acontecer conosco, com os bolsonaristas comuns e com o restante do povo.

Pensem e nos ajudem a salvar o Brasil e nossas vidas."

------

JUNHO DE 2021

A recuperação do companheiro e amigo Jacy Afonso foi uma das melhores notícias do mês de junho. A Covid-19 quase tirou a vida de nossa liderança. Todos os meses do ano, soubemos da perda de lutadores e lutadoras do povo trabalhador que conviveram conosco por longo tempo.

Depois de muito tempo, eu consegui terminar a leitura do livro autobiográfico de Nelson Mandela. É uma história tão atual! É só olharmos o momento brasileiro após o golpe de 2016 e vermos a situação de dezenas de milhões de pessoas sem direitos, sem nada. Nosso apartheid secular está cada dia mais oficial e formal e estamos sob os ataques aos direitos e abusos de poder por parte dos brancos que articularam o golpe de Estado.

Fiz a minha parte como cidadão e participei das manifestações populares exigindo a saída do genocida da presidência da república. O #19J foi muito bom na Avenida Paulista em São Paulo e em todo o Brasil e demais países do mundo.

------

MAIO DE 2021

Feliz por ter participado das manifestações do povo de luta contra o genocida no poder. O #29M reuniu centenas de milhares de pessoas nas ruas e praças do país e do mundo.

------

OLHANDO UM POUCO MAIS PRA TRÁS:

ABRIL DE 2020

Dia 20 - VIAJEM COM A IMAGINAÇÃO!

Em tempos de mundo novo pós pandemia Covid-19:

"Quem não há de ir ver as coisas com os próprios olhos da cara, diverte-se ao menos em vê-las com os da imaginação, muito mais vivos e penetrantes." (Uma excursão milagrosa, conto de Machado de Assis)

Dia 19 - AMOR

Nesse domingo de amor às pessoas e à vida no Planeta, estou usando uma camisa com o símbolo de um brasileiro que ama o país e os seres humanos. Ganhei a camisa de presente de meu querido amigo André Machado, em uma visita que fiz ao acampamento da solidariedade ao presidente Lula, em Curitiba. (é a foto que ilustra essa postagem)

Dia 17 - PELO FIM DO CAPITALISMO

A mãe diarista de um garoto que conhecemos foi dispensada... o rapaz que conhecemos de uma empresa de materiais de construção foi dispensado... em breve vão dispensar a garota que conhecemos há anos da empresa de viagens... o véio daquela empresa com a merda da estátua demitindo milhares enquanto seu dinheiro segue intacto (e os impostos que sonegou, ele pode pagar em um século)... banqueiros demitindo, fazendo lobby pra aumentar a jornada dos bancários...

TEMOS QUE FAZER UMA REVOLUÇÃO E ACABAR COM ESSA MERDA DE CAPITALISMO!

#Cooperativismo # Associativismo

Os donos de todas as empresas devem ser os próprios trabalhadores. Fim dos "empresários"... Temos que desapropriar todos eles!!!

Dia 15 - COMO ACREDITAR NA CIVILIZAÇÃO?

Quando as pessoas mais próximas a você afirmam, ainda hoje, que TODOS os políticos são corruptos, o que esperar do presente e do futuro a não ser guerra, barbárie e autoritarismo dos mais fortes? E o império da força, das armas e da violência?

Eu representei pessoas, eleito, por 16 anos! Sendo assim, sou corrupto porque fui político. Lula, Dilma, Genoino, Haddad, Manuela, Flávio Dino etc... todos nós seríamos corruptos, já que políticos.

Meu, acaba logo essa desgraça de mundo cão!

---------------

COMENTÁRIO FINAL

Encerro mais essa postagem de olhar para trás, de memórias e sentimentos vividos nos últimos meses pandêmicos. Sobrevivemos até aqui, somos uns sortudos aqui em casa porque já tomamos a 1ª dose da vacina contra o coronavírus e estamos na expectativa de tomar a 2ª dose nas próximas duas semanas. 

No Brasil dos bolsonaros, só 1/4 da população tomou as duas doses e dessa parcela, a imensa maioria é do topo da pirâmide social, é branca e mora nos melhores bairros do país. Em algumas regiões de pobres, 80% não tomaram vacina ainda... Esse é o Brasil pós golpe de Estado. A imensa maioria dos 580 mil mortos são pobres, são pretos ou mestiços.

William

Nenhum comentário: