sábado, 24 de outubro de 2020

241020 - Diário e reflexões



Refeição Cultural

Sábado, mais um dia que termina. Ontem não foi um dia muito diferente de hoje, o presente que escorre pelo ralo de um mundo-esgoto. O dia de amanhã pode ser igual, se não houver a morte, se o imponderável não alterar a rotina. 

Passado, presente e futuro ficaram muito iguais no mundo necrocapitalista, no mundo chato e insuportável da necropolítica do ódio e das fake news, do mundo sob pandemia mundial de um coronavírus, e com a maior parte da espécie humana idiotizada e robotizada pela ignorância multidimensional. 

O tempo físico avança inexoravelmente. O tempo psicológico está passando rapidamente. O tempo histórico dá sinais de que nós não vamos muito longe no tempo geológico de nosso mundo. Somos tão recentes e ao mesmo tempo somos tão finitos, tão insignificantes no planeta Terra e no Universo. 

Durante muito tempo em minha vida, vivi com uma muleta para meu caminhar capenga: eu dizia a mim mesmo que estava procurando alguma coisa, algo, talvez um sentido, felicidade ou o mais louco de tudo, paz. Eu havia escrito na minha lista de objetivos a alcançar que eu buscava a paz. Que loucura e falta de compreensão da existência! A balada da banda U2 era a minha música: I Still Haven't Found What I'm Looking For...

Minha busca está chegando ao fim.

A cada dia nos últimos meses mais percebo as coisas. Minha busca está chegando ao fim.

Eu esperava encontrar algo, um significado, um sentido, e começo a entender melhor as coisas. Tinha a ilusão de alcançar um estado de ser que não é possível, não da forma inocente e até infantilizada que imaginava. Paz, amor, felicidade, solidariedade, liberdade, amizade... 

Minha busca está chegando ao fim.

Por que escrevo ainda neste blog? Já me perguntei se escrevo por vaidade, por solidão, por engajamento, por querer compartilhar o que sei. Talvez seja por tudo um pouco. 

Um jornalista escreve porque é jornalista. Um escritor escreve porque é escritor. Um "produtor de conteúdo" escreve porque é "produtor de conteúdo". Intelectuais, educadores, cientistas, políticos, filósofos e pensadores escrevem para divulgar suas opiniões e seus conhecimentos.

As pessoas escrevem porque querem escrever, porque podem escrever.

Chega por enquanto. 

William


Nenhum comentário: