terça-feira, 13 de outubro de 2020

3. Ensaio sobre a cegueira - José Saramago



"Porque os livros do mundo, todos juntos, são como dizem que é o universo, infinitos." (SARAMAGO, 2002, p. 290)


Refeição Cultural - Cem clássicos

José Saramago publicou o Ensaio sobre a cegueira em 1995. Naquele ano, eu e meus colegas de trabalho no Banco do Brasil vivíamos o terror por causa do plano de reestruturação do maior banco público do país, feita pelo governo lesa-pátria do rei dos sociólogos e a tucanagem. Dezenas de milhares de pais e mães de família perderam o emprego, ocorreram dezenas de suicídios, e tentou-se privatizar o banco.

A história da humanidade é feita de incontáveis acontecimentos em todos os lugares ao mesmo tempo e o tempo todo, como agora, quando escrevo. Neste instante, poderia quase caracterizar a realidade como uma ficção distópica, como o Ensaio de Saramago. O Brasil queima, seca, mata milhares de pessoas por dia por vírus, por violência, por fome, por miséria, por desilusão no viver. 

-----------

"Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem." (SARAMAGO, 2002, p. 310)

------------

Li o Ensaio pela primeira vez em 2003. Não tenho tanta lembrança dessa leitura quanto tenho da segunda vez que o li. Foi em 2008. Eu havia mudado muito como pessoa. Havia me politizado muito ao ser dirigente da classe trabalhadora. Na segunda vez que li, o Ensaio me pegou em cheio. Só de escrever ao lembrar, eu me arrepio.

A obra havia sido adaptada para o cinema, com direção de Fernando Meirelles (aliás, o filme é muito bom!). Então, decidi reler o livro antes de ir ao cinema. Eu me lembro de estar lendo ele no trem ou no ônibus e ficar sem jeito pelo tanto que a leitura me impactava, os olhos enchiam de água, eu sentia raiva da cena que lia, nojo, revolta, dó. Foi difícil! Acho que é uma das leituras mais duras que já fiz.

Tenho muitas obras de José Saramago para ler ainda. Certa vez, disse que os livros dele são do tipo "e se acontecesse tal coisa?". São ficções distópicas, são ensaios de possibilidades do tipo: e se todo mundo ficasse cego? E se todo mundo decidisse não votar em ninguém? E se tal país se soltasse e fosse embora do continente? Ou seja, o escritor português é demais! Nos põe a pensar.

Eu estou refletindo sobre os meus clássicos. Saramago é um clássico! Após a leitura deste clássico, o Ensaio sobre a cegueira, eu pude ler outros livros dele e cada um foi mais fantástico que o outro. Vou contar mais algumas aventuras saramaicas nesta lista que estou fazendo.

Deixo aqui o link da postagem que fiz com frases selecionas do Ensaio, elas servem para a vida toda.

William


Bibliografia:

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.


Nenhum comentário: